O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR), que anunciou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, disse que o partido está caminhando para a unidade. O deputado contou que tem o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dos governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, José Serra, de São Paulo, e da governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius.
"Estou tendo um retorno inesperado sobre a minha candidatura. Hoje (quarta-feira) devo conversar com o presidente do partido, Tarso Jereissati, com Teotônio Vilela e com o ex-governador Geraldo Alckmin", afirmou.
O próprio líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Júnior (BA) que na semana passada anunciou apoio da legenda à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (PT-SP), voltou atrás e declarou apoio ao paranaense.
Além dos tucanos, Fruet busca apoio do PPS, PFL e até mesmo de alguns deputados do PMDB. "O Jungmann (deputado Raul Jungmann) me disse que a executiva nacional do PPS apóia a minha candidatura e que iria conversar com a bancada. Ontem (terça-feira) conversei com o Rodrigo Maia, líder do PFL. O PDT não se definiu ainda, mas eles devem apoiar o Chinaglia", contabilizava. "A prioridade é fazer contato com os líderes (da Câmara)", completou.
Além dos tucanos, Fruet espera apoio de deputados federais do Paraná. "Sem dúvida. Vou trabalhar para isso, mas vou respeitar a opinião de cada um", comentou. Para Fruet, a chegada de um paranaense na presidência da Casa daria maior visibilidade do Paraná no cenário nacional e fortaleceria as lideranças do estado. Caso eleito, Fruet seria o primeiro paranaense na presidência da Câmara dos Deputados.
Fruet adiantou que não prometeu nada em troca de voto. "O Aldo (Rebelo - PCdoB) está denunciando que o Chinaglia está trocando votos por vagas em ministérios", disse. "Eu defendo uma presidência autônoma, respeitando o governo", resumiu.
Apesar de todo o apoio que vem recebendo, a candidatura de Fruet ainda não é definitiva. Na próxima terça-feira, às 14h, o PSDB se reúne para oficializar seu apoio a uma das três candidaturas. Essa reunião será decisiva para a manutenção da candidatura do tucano paranaense.
Leia também:Candidatura de Fruet recebe apoio do presidente do PSDBLoures diz que votos de pemedebistas do PR vão para AldoSerraglio (PMDB) diz que gosta de Fruet, mas tem disciplina partidária
Vanhoni acha boa a candidatura de Fruet, mas defende ChinagliaVeja em vídeo o anúncio oficial da candidatura do paranaense Gustavo Fruet.
- Aldo critica apoio por interesses regionais e diz que Lula ficará neutro na disputa
- Aliados de Aldo Rebelo querem ampliar conversas com indecisos
- PPS deve apoiar candidato da terceira via
- Gustavo Fruet será o candidato da terceira via
- Fruet reitera que não será candidato apenas para marcar posição
- Líder do PSDB volta atrás e afirma que vai apoiar Fruet
- Serraglio (PMDB) diz que gosta de Fruet, mas tem disciplina partidária
- Loures diz que votos de pemedebistas do PR vão para Aldo
- Pannunzio confirma tendência de bancada tucana apoiar Fruet
- "Meu voto é do Gustavo Fruet", diz Ratinho Júnior (PPS-PR)
- Vanhoni acha boa a candidatura de Fruet, mas defende Chinaglia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora