O traficante Marcinho VP (à direita) foi um dos transferidos ontem para Rondônia| Foto: Cesar Machado / Vale Press

Onze traficantes cariocas que cumpriam pena na penitenciária federal de Catanduvas, no Oeste do Parana, foram transferidos ontem à tarde para o presídio de Porto Velho (RO), a mais isolada de todas as unidades federais. Eles foram levados na mesma aeronave que trouxe dez presos acusados de ligação com os ataques criminosos ocorridos desde domingo no Rio. A remoção dos 11 foi autorizada pela Justiça a pedido do governo fluminense.

CARREGANDO :)

Por questões de segurança, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça não informou os nomes de todos os presos, mas sabe-se que os traficantes Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP (acusado de ter ordenados os ataques no Rio); Marcos Antônio Firmino da Silva, o My Thor; e Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, estavam entre os presos levados para Rondônia. Elias Maluco foi condenado por ordernar a morte do jornalista Tim Lopes, em 2002, e comandava o tráfico na Vila Cruzeiro, favela tomada ontem pela polícia.

Os detentos chegaram ao aeroporto de Cascavel em dois carros do Depen sob forte esquema de segurança. A escolta foi feita por agentes penitenciários e policiais federais. As viaturas entraram pelo portão lateral do aeroporto e antes de embarcarem na aeronave da Polícia Federal, os presos foram levados ao banheiro para revistas pessoais. As portas do aeroporto foram fechadas enquanto o grupo era revistado.

Publicidade
Veja também
  • Transmissão da operação eleva audiência da TV
  • Favela coleciona histórias tristes
  • Guerra contra o tráfico