A prefeitura de Campos, no norte fluminense, informou nesta terça-feira (2) que 13 mil pessoas já deixaram suas casas após a enchente que transbordou o Rio Ururaí, que está com o volume de água seis metros acima do normal. Já o último balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual apontou que mais de mais 7.300 pessoas estão em casas de parentes e amigos e outras 2.713 mil ficaram desabrigadas e foram acolhidas em escolas municipais transformadas em abrigos.
Hoje, pela primeira vez após três dias sem chuva, o nível da água começou a baixar, segundo Henrique Oliveira, secretário de Defesa Civil do município. Mas a previsão de novas chuvas para amanhã deixou a população apreensiva. Dezenas de famílias continuavam a deixar suas casas às margens do rio.
Apesar do alerta das equipes de controles de zoonoses sobre o risco de leptospirose (doença provocada pela urina do rato), algumas famílias resistiam à idéia de abandonar as casas. No início da tarde, os caminhões disponibilizados pela prefeitura de Campos já não davam conta dos moradores que queriam salvar os pertences e abandonar as casas.
A água invadiu e abriu uma cratera na Rodovia do Ceramista, que liga Ururaí a Goytacazes. Apenas os caminhões de grande porte estão sendo autorizados a passar. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o congestionamento chegou a quatro quilômetros. A ponte sobre o Rio Ururaí permanece interditada a veículos pesados e corre o risco de desabamento. Por conta destas interdições parciais, o trânsito na entrada de Campos ficou lento com filas de até cinco quilômetros.
- Doações de roupas não são mais necessárias; saiba como ajudar
- Município baiano tem 90% das residências danificadas por chuva
- Doações para vítimas da chuva em SC chegam a R$ 5,7 milhões
- Chega a 116 número de mortos por chuva em Santa Catarina
- Copel ainda atende 33 ocorrências de falta de luz por causa do temporal
- Cerca de 10 mil pessoas já voltaram para casa em SC, diz Defesa Civil
- Chuva alaga ruas e congestionamento ultrapassa 200 km
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião