Os estragos provocados pelas tempestades que caíram sobre o Paraná desde sábado (9) fizeram com que municípios do estado que decretasses situação de Emergência. Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 14 horas desta quinta-feira (14), três municípios tiveram o pedido homologado pelo órgão estadual: Sabáudia, Mandaguaçu e Rio Bom. Todas situadas na Região Norte paranaense. Londrina, Apucarana e Rolândia são outras cidades que devem decretar situação de emergência. Mas os pedidos ainda não foram homologados e confirmados pela Defesa Civil.
Rolândia foi a cidade mais afetada pelos temporais. São cerca de 36 mil pessoas afetadas pelas chuvas, 9 mil casas danificadas e mil pessoas desalojadas, de acordo com o último relatório da Defesa Civil. A secretaria municipal de Assistência Social, Rosimari Podanoschi, afirma que o município deve decretar até situação de calamidade pública. Em todo o Paraná, conforme o último boletim, 60 mil pessoas foram afetadas diretamente pelas tempestades em 45 cidades.
“A situação na cidade está muito complicada e estamos atuando para resolvermos e minimizarmos os danos à população”, afirma. Das 57 casas completamente destruídas em todo o estado, 50 se localizam na cidade.
O capitão Eduardo Pinheiro, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, afirma que não há como prever se novas cidades irão decretar situação de emergência. “Isso dependerá de como as cidades, se haverá novos municípios informando a Defesa Civil de novos desastres”, afirma Pinheiro.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora