A história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai – baleada pelo Talibã aos 14 anos por defender a educação feminina – é a inspiração do primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil: Malala, a menina que queria ir para a escola. Nele, a repórter Adriana Carranca conta a história da região (o vale do Swat) e detalhes daquela cultura. O título deve ajudar as crianças a entenderem a luta por educação de Malala, prêmio Nobel da Paz. Em Curitiba, o lançamento será no próximo sábado (8), na Livraria Cultura do Shopping Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 2.300), a partir das 16 horas.
Bicicleta para cegos
Pessoas com deficiência visual tiveram a oportunidade de pedalar no último domingo (2). Em bicicletas de dois e até três lugares, pessoas cegas passearam junto com seus familiares. O projeto “Inclusão + Bici” é uma iniciativa da prefeitura de Curitiba e deve ocorrer todo primeiro domingo de cada mês, durante o Ciclolazer, que reúne atividades de esporte e recreação no Centro Cívico.
ONG Teto
Reunir materiais de construção e braços voluntários. Esse é o trabalho do pessoal da ONG Teto, que atua em comunidades da América Latina e do Caribe, com a construção de casas novas para pessoas em situação de risco. Quando não estão com a mão na massa, eles trabalham para reunir dinheiro e matéria-prima para os próximos mutirões. A turma aceita doações pelo http://bit.ly/1IeImhG. Para quem mora em Curitiba, outra forma de ajudar é a contratação dos serviços do massoterapeuta Bruno Kotvisky, que reverterá 50% do seu faturamento para a ONG durante o mês de agosto. Mais informações pelo (41) 9899-7912 ou fb.com/kotviskyterapias.
Ração para a Spac
Mais uma vez a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac) precisa com urgência de doação de ração para os cães e gatos mantidos pela entidade. Atuando há 30 anos na área, a Spac hoje enfrenta superlotação e prioriza o recolhimento de animais doentes ou gravemente feridos. Todos os animais abrigados podem ser adotados. A ração doada pode ser entregue diretamente na sede da entidade (Rua Professora Sandalia Monzon, 113, no Santa Cândida), durante a semana (das 9 às 21 horas), inclusive aos sábados (das 9 às 15 horas) e aos domingos (das 9 às 12 horas). Mais informações pelo telefone (41) 9971-8818.
“Rua Mandela”
O ativista e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela pode virar nome de logradouro público em Curitiba. A decisão foi tomada pela Câmara Municipal (CMC), por unanimidade, nesta segunda-feira (3). No projeto de lei, há destaque para a sua luta pelo fim do apartheid e contra a segregação social. Não foi detalhado qual bem público receberá o nome do sul-africano. O projeto de lei ainda vai para segundo turno e, se aprovado, para sanção do prefeito Gustavo Fruet.
Construções sustentáveis
A especialização em Construções Sustentáveis (Cecons) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira do Brasil. Já são mais de 120 profissionais formados, desde 2010. Eles foram capacitados para reduzir o impacto ambiental da construção civil. Para o ano de 2015, o curso ainda terá um módulo com a certificação ambiental internacional AQUA (Alta Qualidade na Construção Civil) para empreendimentos sustentáveis – parceria com a Fundação Vanzolini, da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (7). As aulas começam em 21 de agosto, no câmpus Ecoville da UTFPR (Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 4.900). Mais informações pelo (41) 3279-4503 ou josianec@utfpr.edu.br. Inscrições no site http://especializacao.ct.utfpr.edu.br/latosensu/.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora