| Foto:
CARREGANDO :)

A Rua São Francisco passou por quatro meses de obras no fim de 2012, como parte do processo de revitalização do Centro Histórico de Curitiba. As calçadas tiveram melhorias e a largura ampliada, os paralelepípedos da rua foram preservados e a iluminação, reforçada. Menos de dois anos depois, o passeio está cheio de rachaduras e algumas pedras da rua estão soltas. As obras da prefeitura priorizaram a acessibilidade para o pedestre, com a proibição do estacionamento de veículos. Mas não tardou para que o péssimo "jeitinho brasileiro" desse o ar de sua graça. "O que está danificando a calçada são os veículos estacionados irregularmente (em cima da calçada), especialmente durante a madrugada", afirma a Secretaria Municipal de Obras Públicas. Um flagrante do desrespeito foi feito pela coluna nesta semana (foto).

Autuações

Publicidade

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) diz não ter um levantamento sobre autuações realizadas à noite na Rua São Francisco. As reclamações sobre estacionamento irregular devem ser feitas ao serviço 156 – após o assassinato de um agente de trânsito no final do mês passado, os agentes só atenderão demandas de quem se identificar com nome e CPF. Ainda segundo a Setran, não há motivos para os caminhões utilizarem as calçadas para o desembarque de mercadorias, já que existe um remanso do EstaR com uma boa área de carga e descarga localizado no lado direito da Rua São Francisco, entre as ruas Riachuelo e Barão do Serro Azul.

Fiscalização

A Setran também afirma que vai contatar representantes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) para obter apoio em ações de fiscalização de estacionamento irregular na madrugada.

Ai, que fome!

Sábado é dia de uma boa feijoada, com direito a farofa, laranja e couve refogada. Veja dois lugares em Curitiba que servem esse prato bem brasileiro:

Publicidade

Pantagruel

No restaurante da Rua Professor Joaquim M. Barreto, 416, no São Lourenço, a feijoada é preparada no dia anterior e leva charque, lombo, dois tipos de linguiça, paio e costelinha. O local foi o vencedor do Sabor Popular do Prêmio Bom Gourmet 2014. Acompanha arroz branco, laranja, vinagrete, farofa e couve com bacon. A porção para duas pessoas sai por R$ 63,90.

Don Max

O bar fica no bairro Água Verde (Rua Tenente Max Wolf Filho, 37). A entrada é um caldinho de feijão com costelinha de porco assada e a feijoada tem costela defumada, lombo, paio, calabresa, charque, pé, orelha e rabo de porco. Acompanha arroz branco, banana na crosta de castanha, couve, laranja, farofa e vinagrete. A porção livre sai por R$ 39,00.

Palestra com Ziraldo

Publicidade

A palestra com Ziraldo em Ponta Grossa, que estava agendada para esta quarta e foi desmarcada por causa do falecimento do irmão do escritor, ocorrerá amanhã, às 18 h, no Cine-Teatro Ópera. Ziraldo falará sobre o tema "Estudar é importante, mas ler é mais importante que estudar".

Planeta PUC

Termina hoje em Curitiba a Feira de Cursos e Profissões da PUCPR (Planeta PUC). Voltada para alunos do ensino médio, a feira é uma oportunidade para os vestibulandos escolherem a profissão que vão seguir. Nos estandes de mais de 50 cursos de graduação, os visitantes terão contato com a realidade de cada área e poderão conversar diretamente com os universitários e professores. Em Toledo, o Planeta PUC será nos dias 17, 18 e 19 de setembro, e em Londrina, nos dias 23 e 24. Mais informações: planetapuc.pucpr.br.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Publicidade