Para incentivar a leitura, o blog Bibliotecas do Brasil (www.bibliotecasdobrasil.com) promove até o fim deste mês uma ação voluntária no bairro Boqueirão, zona sul de Curitiba. A ideia é deixar livros em locais públicos da região, como pontos de ônibus e praças. Todas as publicações têm o carimbo da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva", e quem encontrá-las poderá levá-las gratuitamente para casa, fazer a leitura e, se desejar, fazer com que circulem novamente no Boqueirão ou qualquer outro bairro ou cidade. O livro da foto é um dos que foram deixados livres no bairro ontem, dia do Natal.
Micos de 2013
Sobre um dos "micos" de 2013 no Paraná, a destruição das formigas gigantes expostas durante a Bienal Internacional de Curitiba, a leitora Iziquel Radvanskei diz que o vandalismo é reflexo do que vivemos no dia a dia. "O que importa é o momento, é me sentir bem, é estar feliz não importando como faço isso. O público vale se me satisfaz e isso pode ser transposto nas denúncias da apropriação do bem público por agentes e afins", afirma. Já para o leitor Hernani Vieira, este está longe de ser o mico do ano quando comparado às mancadas de nossos políticos, entre eles o senador Renan Calheiros, que neste mês usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em viagem entre Brasília e Recife para submeter-se a uma cirurgia de implante capilar. E para você? Qual foi o "mico" do ano no nosso estado ou no país? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br
Surto na estação-tubo 1
A cena, ocorrida nesta semana, parecia prosaica uma conversa entre a cobradora e seus conhecidos numa das estações-tubo de ônibus próximas da Praça do Japão. Ela falava de sua separação e do que sofreu nas mãos do marido. Virou um susto. Um dos passageiros se indignou de tal forma com a triste história que cada frase que dizia saía em tom mais alto, até chegar aos berros. Em princípio, parecia só cumplicidade, mas o papo logo virou uma lista de impropérios contra a humanidade, deixando os demais assustados. Até a presidente Dilma virou um dos alvos. Os demais, avisou o rapaz, seriam aqueles que ousassem discordar dele. Sairia no braço.
Surto na estação-tubo 2
O mais tragicômico foi a senhorinha que decidiu apoiar o passageiro furioso na revolta, deixando os 15 metros quadrados da estação ainda mais próximos de uma panela de pressão. Foram todos salvos pelos biarticulados, o do Pinheirinho e o do Santa Cândida, que chegaram juntos, verdadeiro presente de Papai Noel. Moral? Melhor não fazer confidências na estação-tubo. O local não tem saída de incêndio.
Estupidamente gelada
Pensando em refrescar os veranistas neste final de ano de temperaturas lá em cima, a Coca-Cola vai promover uma ação diferente na Praia Central de Guaratuba, no Litoral do Paraná. O refrigerante será servido em garrafas de gelo com o formato tradicional da marca. A novidade será uma recompensa para os veranistas que não ficarem parados durante a temporada e participarem das atividades da marca. Uma delas é a pedalada positiva, em que os participantes vão poder atingir o nível máximo de energia pedalando uma das oito bicicletas à disposição. As ações ocorrem nos fins de semana de dezembro (28/29) e janeiro (04/05 e 11/12), das 9 às 19 horas.
24 quadros por segundo
"A primeira vítima daguerra é a verdade."
A frase foi enviada pelo leitor Lineu. Ele conta que as aspas foram retiradas do filme Cinco Dias de Guerra, de Renny Harlim.
Colaborou: José Carlos Fernandes.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora