Muitos curitibanos que passaram na manhã de sexta-feira pela Rodoferroviária de Curitiba deram de cara com um personagem famoso dos desenhos animados, mas em versão de carne, osso e pelos. Um cão farejador do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar chamou a atenção pela semelhança com Scooby-Doo. Não só pelo tamanho, mas também pelos trejeitos espalhafatosos. O animal estava devidamente acompanhado de um policial do Bope (que não se chamava Salsicha). Conforme informações de funcionários da Urbs, os policiais têm sido vistos com frequência na Rodoferroviária. O Scooby foi novidade.
Test drive
Mês passado, a utilização de cães farejadores foi tema de um encontro nacional em Arapongas, no Norte do Paraná. Para receber a certificação, os cachorros passam por uma prova em busca de drogas, em três diferentes ambientes que imitam uma casa, uma cozinha e um ônibus.
O fim do túnel
Depois de quatro meses agitando a região central de Curitiba com shows, exposições e atividades diversas, o Galpão Thá Cultural encerra hoje suas atividades com show da Banda Gentileza, às 15 horas. O espaço, uma galeria-túnel entre as Ruas Riachuelo e Presidente Faria, irá abrigar o edifício Arts, primeiro lançamento da construtora em 2013. A fachada histórica de um antigo hotel da região será preservada. E a iniciativa deu certo: entre abril e agosto, mais de 6 mil pessoas passaram pelo local.
Vai um abraço?
Distribuir abraços, simplesmente, é a proposta de um grupo de blogueiros que escreve sobre viagem. Quem for ao "Parcão" (atrás do MON) neste domingo à tarde, será bem recebido com calorosos abraços e de quebra irá ajudar instituições que cuidam de pessoas carentes. A campanha Vem Pro Abraço quer mostrar que o curitibano é sim caloroso e receptivo, ao contrário do que se diz por aí. A ação faz parte da segunda edição do evento Curitiblogando Piás e Gurias Falando Sobre Viagem.
A história viva
Quando vemos imagens históricas do passado, praticamente nos esquecemos de que antigamente a vida tinha as mesmas cores vibrantes de hoje em dia. Artistas, voluntários e amadores artistas usam a tecnologia para dar um toque colorido à História e nos lembrar disso. Personalidades como Winston Churchill, Charles Chaplin e Albert Einstein e cenas históricas, como a explosão do Zepellin, cenas da Guerra Civil norte-americana e da 2ª Guerra Mundial ganham cores vibrantes e dão outra perspectiva da história. As fotos estão disponíveis no site http://fb.com/HistoryInColor
Pela mulher
A Universidade Federal do Paraná vai sediar o Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher. O evento ocorre no prédio histórico da Santos Andrade no próximo dia 24, das 8h30 às 17h30. Profissionais da Delegacia da Mulher e do Juizado de Violência Doméstica e Familiar estarão a postos para formalizar denúncias de agressão. Depois de identificada a necessidade de atendimento, as mulheres serão conduzidas ao interior do prédio para que possam, em local reservado, formalizar denúncias e, se for o caso, obterem medidas de urgência, mandados judiciais, despacho para intimidação de agressores, entre outros.
Colaborou Rafael Waltrick
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora