| Foto: Divulgação
Teresa Urban
CARREGANDO :)

No início deste mês, um supermercado de Ponta Grossa surpreendeu os clientes com um flashmob promovido em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. Para quem não está familiarizado com a expressão, um flashmob é uma aglomeração inesperada de pessoas para realizar uma ação inusitada, previamente combinada. Regidos pela maestrina Carla Roggenkamp, 26 cantores do Coro Cidade de Ponta Grossa que se misturavam aos clientes do mercado de repente começaram a entoar a canção "O canto dos sinos", uma música tradicional ucraniana. Após a apresentação, todos continuaram com suas compras, como se nada tivesse acontecido.

Surpresa de Natal 2

Publicidade

As cenas foram filmadas e podem ser vistas na internet (Veja o vídeo). A primeira reação de quem fazia compras foi achar que havia uma pessoa louca cantando no meio do supermercado. Com a inclusão gradual de novas vozes, os clientes perceberam que se tratava de um grupo que havia se preparado para a ação. Segundo a prefeitura de Ponta Grossa, a parceria deve ocorrer também em outros espaços da cidade, sempre de maneira espontânea.

Teresa na sala 1

O Escritório Verde da UTFPR – projeto do professor Eloy Casagrande – fez ontem uma homenagem à jornalista, escritora e ambientalista Teresa Urban, falecida em 26 de junho. O local tem agora uma sala com o nome de Urban, a primeira honraria oficial a ela prestada no ano de seu falecimento. No início dos anos 1970, Teresa foi presa política, passando pela tortura e pelo exílio. Livre, teve dificuldade de trabalhar na imprensa, por não contar com "bons antecedentes" – sua primeira oportunidade foi no nanico A Voz do Paraná, um jornal católico. Encontrou seu porto nas sucursais dos grandes periódicos, como O Estado de S. Paulo.

Teresa na sala 2

Mais lida fora do seu estado do que aqui, Teresa Urban logo se destacou no então campo novo do discurso ecológico, tornando-se uma pioneira nas informações sobre o meio ambiente – e nas denúncias contra os maus-tratos à natureza. Tem seu nome ligado a mais de 20 publicações, incluindo ficção, terreno no qual enveredou no início deste ano. Uma placa comemorativa, informações sobre Teresa e os livros que escreveu estão disponíveis no Escritório Verde. Nos dizeres de Eloy Casagrande, "para que todas as gerações possam conhecê-la". O Escritório Verde fica na Avenida Silva Jardim, 807.

Publicidade

Carros compartilhados

Em Vancouver, na Costa Oeste do Canadá, os motoristas estão acostumados com o compartilhamento de carros. Vários condomínios residenciais contam com veículos à disposição dos moradores, que incluem o nome em uma lista, com o horário e dia em que vão precisar do transporte. Assim, se uma das pessoas da família foi trabalhar e levou o carro próprio, outra pode solicitar o veículo do condomínio para fazer compras ou ir ao médico, por exemplo. Uma boa ideia, que poderia ser reproduzida por aqui. Você conhece alguma iniciativa semelhante? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Colaborou: José Carlos Fernandes