Quem anda de ônibus e circula por terminais de Curitiba sabe que a situação em dias de chuva sempre é mais difícil. Em três terminais da região sul da cidade Boqueirão, Hauer e Carmo a reclamação é constante: quando chove, usuários, funcionários e lojistas precisam abrir o guarda-chuva mesmo sob as marquises. No Boqueirão, uma loja de sapatos chegou a ficar inundada durante uma chuva de verão. As calhas não deram conta de escoar o volume de água, que se espalhou por todos os lados. Situação pior sofre quem utiliza o terminal do Hauer (foto). Quando chove forte, a cobertura não dá conta do recado e o jeito é se proteger como dá.
Nomes da ditadura
Na terça-feira a coluna publicou foto de uma escola em Ponta Grossa cujo nome homenageia o dia em que o regime militar foi instituído no Brasil: Colégio Estadual 31 de Março. Segundo o leitor Cristiano Martinez, na cidade de Irati uma instituição pública de ensino usa até hoje o nome do Presidente Costa e Silva. Trata-se do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, conhecido popularmente como "Colégio Florestal". "Acho absurdo uma instituição ligada ao estado ostentar essa perigosa referência a um dos períodos mais negros da sociedade brasileira. Nunca é demais lembrar que foi durante o governo de Costa e Silva que foi instituído o nefando AI-5", afirma Martinez. Ele lembra que em Maringá, no Norte do estado, a população conseguiu, anos atrás, alterar o nome do principal parque de exposições da cidade, antes chamado "Emílio Garrastazu Médici".
O parque, construído entre no final da década de 1960 e o início da década de 70, é hoje chamado de Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, importante pioneiro da cidade.
Selo de autenticidade
Divulgação/Facebook
Muita gente que usa o Facebook fica na dúvida sobre a autenticidade de perfis assinados por autoridades ou celebridades. Mas há uma forma de garantir que a página é mesmo de quem diz ser. Basta verificar se o perfil exibe um selo de verificação de conta, concedido pelo Face a pessoas com grande audiência na rede social e a figuras importantes, como a presidente Dilma e o vice, Michel Temer. O selo azul fica ao lado do nome do usuário (foto). O Facebook tem atualmente mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo e cerca de 80 milhões no Brasil.
Pinhole
Uma mostra de fotografias feitas por crianças e adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) acontece até domingo no bosque atrás do Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMa), no Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão). A exposição, que pode ser conferida das 10 às 18 horas, é resultado de uma oficina promovida pelo II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, durante a qual os jovens construíram câmeras fotográficas pinhole, feitas com caixas de fósforo e filme fotográfico. Após o processo de confecção, eles foram convidados a registrar o Portão Cultural. A oficina foi ministrada pelo fotógrafo e professor Téo Pitella, mestre em Arte Multimedia pela Universidade de Belas Artes de Lisboa.
Colaborou: Fernanda Trisotto.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora