Um dos motivos que embasaram o pedido de impeachment de Dilma Roussef foram as tais pedaladas fiscais, que o governo admitiu ter feito para equilibrar as contas públicas já em 2013. Agora, são dois inocentes pedalinhos que trazem os nomes dos netos de Lula, localizados no sítio de Atibaia, que contribuem para enrolar ainda mais o ex-presidente.
Mote total flex
Na campanha vitoriosa de 2002, o mote era Lula láááá... (no Palácio do Planalto), cantado de norte a sul do país por petistas e simpatizantes. Hoje, para muita gente, ganhou outro significado. No caso, Lula lááá... com José Dirceu, João Vaccari Neto, João Santana, Marcelo Odebrecht.
Um PT, duas medidas 1
Anos atrás, em 1º de setembro de 1994, o então ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, embaixador Rubens Ricupero, deixou escapar uma frase que entrou para a história como o “escândalo da parabólica” e o jogou no ostracismo. Prestes a entrar ao vivo no ar no estúdio da TV Globo de Brasília, onde seria entrevistado pelo jornalista Carlos Monforte no Jornal da Globo, e sem saber que o microfone em sua lapela já estava ligado, Ricupero soltou a frase em tom de confidência: “Eu não tenho escrúpulos. Eu acho que é isso mesmo: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”, captada por milhares de antenas parabólicas em todo o país.
Um PT, duas medidas 2
Foi o que bastou para – com razão – as principais lideranças do PT, então na oposição, e petistas enfurecidos pedirem apuração rigorosa e a cabeça do ministro falastrão por não ter mais condições morais de continuar no cargo. Afinal, diziam, o que o governo tinha a esconder da população e cobravam transparência. A mesma transparência que agora, acuados por pesadas suspeitas e fortes evidências, negam à sociedade mediante a estratégia de se colocarem como vítimas das elites inconformadas e de desqualificação das autoridades judiciárias que os acusam no pleno exercício de suas atribuições constitucionais.
Ou seja, ao PT, como oposição, uma frase infeliz bastava para exigir moralidade e transparência no trato da coisa pública.
Atuação nos bastidores
O recém-lançado livro Teatro Guaíra – Nasce um Ícone, sobre a construção do nosso maior teatro, traz uma omissão ao não citar que a portentosa obra foi executada pela construtora Gutierrez, Paula & Munhoz, a mais importante do Paraná na época. O livro foi coordenado por Waltraud Sekula e realizado por uma dedicada equipe de cinco pessoas, tendo à frente Loire Nissen, filha de Erich Nissen (falecido em 2015), fiscal da obra e um dos homens de confiança do arquiteto Rubens Meister, que conservou completa documentação a respeito.
- O International School of Curitiba inaugura hoje, a partir das 11h30, sua Wildcat Arena, complexo esportivo e artístico com 5.773 metros quadrados de área construída, na Avenida Dr. Eugênio Bertolli, em Santa Felicidade.
- A youtuber Bianca Tatto, conhecida por Bibi, estará hoje no ParkShoppingBarigüi para um sessão de bate-papo e fotos com os fãs curitibanos, entre 10 e 12 h.