"Ei, perua, sai do shopping e vem pra rua". A frase foi gritada pelos manifestantes na noite de sexta-feira ao passar diante de um shopping center no Centro de Curitiba. Bem antes da entrada em cena das gangues que se aproveitam do movimento para saquear e quebrar a cidade, como se viu na mesma noite na Avenida Cândido de Abreu.
Estabelecimentos do entorno que estavam abertos fecharam as portas durante os tumultos na avenida, temendo uma invasão. Um deles foi o tradicional restaurante Île de France, que no momento da confusão estava cheio.
Sem lógica e sem logística
Não será um protesto como o das ruas, mas nesta segunda-feira o presidente da Federação da Agricultura do Estado, Ágide Meneguette, fará uma radiografia da logística paranaense e brasileira diante de líderes rurais e sindicais. Será na reunião anual das Comissões Técnicas da entidade, no Hotel Radisson.
Traduzindo as ruas
Recém-filiado ao PSD de Gilberto Kassab, o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, convidou o senador Alvaro Dias para falar sobre o atual panorama político e o papel da oposição no Brasil para mais de cem lideranças empresariais do estado. O encontro será nesta segunda-feira, às 12 horas, em Curitiba. Depois, a entidade lhe entregará o título Cidadania ACP.
Laboratório do Direito
A Universidade Positivo inaugura na próxima quinta-feira o Centro de Estudos Professor Dotti. O projeto, em parceria com o escritório Dotti & Advogados, do jurista René Dotti, pretende incentivar pesquisas e discussões do Direito Penal, Civil, Administrativo e Direito de Família e Sucessões.
Carro nosso de cada dia
Curitiba está na mira do Carmmon Car-Sharing, sistema de compartilhamento de veículos. Trata-se de um programa de mobilidade urbana baseado no aluguel de veículos por hora com estações instaladas em diferentes pontos da cidade, como já ocorre em grandes cidades da Europa, como Londres, Roma e Paris.
Carro nosso... 2
O sistema está sendo implementado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social Optness, criado em Milão, há cinco anos, por altos executivos de multinacionais europeias para difundir boas práticas de mobilidade e sustentabilidade em grandes centros urbanos. Faz parte do grupo o engenheiro civil curitibano Antonio De Nes, ex-gerente sênior da Johnson & Johnson na Itália. No momento, a sede do Optness em Curitiba é no IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). A capital paranaense é a primeira cidade brasileira a receber uma filial do instituto europeu.
A primeira etapa do programa consiste no pré-cadastro de clientes por meio do site www.carmmon.com no qual a pessoa deve indicar em qual ponto da cidade gostaria de ver instalada uma estação de aluguel.
Nem aí
Tem político da terra que ainda não entendeu o que está acontecendo nas ruas e teima em aparecer na televisão, nos intervalos comerciais, em inserções relâmpagos destinadas aos partidos, para dar, todo engomadinho, seu recado recheado de chavões do tipo "estamos trabalhando para melhorar a sua vida". Os mesmos dos quais as manifestações populares querem se livrar, como está deixando claro o grito das ruas.