Uma prosaica guloseima doce vem fazendo sucesso neste verão infernal em São Paulo. E por trás dela está um jovem chef de cozinha que até pouco tempo atrás morava em Curitiba, no bairro Butiatuvinha, nas cercanias de Santa Felicidade. Trata-se do picolé artesanal com recheio de leite condensado, que caiu no gosto dos paulistanos. Inspirados nas paletas mexicanas, os sorvetes produzidos pela Me Gusta Picolés Artesanais, dos chefs Gabriel Fernandes e Ravi Leite este curitibano, filho do repórter fotográfico Jader da Rocha e da nutricionista Ione Adad ganharam destaque na edição da Veja São Paulo desta semana.
Ambos na casa dos 20 e poucos anos, eles são formados em gastronomia (Ravi, pela PUCPR) e trabalharam juntos na escola do chef francês Laurent Suaudeau, em São Paulo.
Sucesso em Sampa 2
A dupla bate ponto na feira de artesanato da Praça Benedito Calixto, aos sábados, e aos domingos na Feirinha Gastronômica da mesma praça. Também faz participação esporádica no Mercadinho Chic, na Alameda Santos. A cada fim de semana, diz a reportagem, são vendidos cerca de dois mil picolés (são mais de 40 opções de sabor), a R$ 7 reais cada.
Até o final do mês eles planejam abrir um ponto fixo na Rua Augusta.
Saindo do forno
O chef Belo Madalosso começa nesta segunda-feira o treinamento da equipe do Copacabana Iguaçu, filial de sua Forneria Copacabana do Alto da XV. Até que as obras sejam concluídas, o treinamento será feito no Mezza Notte, restaurante de sua família, em Santa Felicidade. A partir da semana que vem, os testes serão realizados in loco, com amigos do chef. A ideia dele é abrir a casa em soft opening.
A filial funcionará no térreo do Iguaçu 2820, novo empreendimento da construtora Laguna, que será inaugurado no próximo dia 25.
Em família
A Faculdade Estácio Curitiba assina hoje convênio com a Defensoria Púbica do estado para que alunos do nono e décimo períodos do curso de Direito possam acompanhar e ajudar no atendimento dos processos de Direito de Família. O convênio será assinado na sede da Defensoria pelo diretor da faculdade, James Prestes, e pela Defensora Geral do Estado, Josiane Fruet Bettini Lupion.
Super Lição 1
O advogado curitibano Mauricio Gomm Santos, que há anos vive em Miami, mandou ontem e-mail à coluna para falar do Super Bowl, a final do campeonato americano de futebol, o encontro esportivo mais esperado do ano pelos americanos. Diz ele: "Ao contrário do Brasil onde emerge um clima de guerra entre as torcidas, a final do Super Bowl é uma grandiosa festa com os torcedores das duas equipes se confraternizando e se divertindo pelos 50 estados e nas ruas do local do evento".
Super Lição 2
Mauricio Santos diz ainda que a cidade sede (este ano Nova York) vira um palco de inúmeras atrações relacionadas ao jogo, com hotéis e restaurantes lotados. "Todos se divertem e todos ganham, inclusive no lado financeiro", afirma ele. Estima-se que só de apostas, as cifras superam os U$ 10 bilhões. "Está aí uma super lição para nós brasileiros que sediaremos a Copa do Mundo. Torcemos para que haja de fato ganhos para a sociedade, no plano interno, e para a imagem do país, no plano externo", completa o advogado.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.