Esta coluna não é um espaço de crônicas, mas hoje se abrirá uma pequena e rara exceção. Uma imagem chamou-me a atenção, ao sair de casa no final da manhã de ontem. Um homem de meia-idade, baixo e gordo, pele e cabelos claros, passava em frente ao prédio onde moro carregando numa mão uma caixa azul térmica e na outra uma menor, sob o sol forte. No ombro esquerdo, ia pendurado um enorme saco plástico abarrotado de pacotes de pipoca doce. Logo em seguida vi-o parado na esquina enxugando o suor da testa com um lenço, as caixas no chão. Parei o carro e perguntei para onde estava indo com a intenção de livrar-lhe de uma boa pernada. Ele abriu um sorriso tímido e declinou do convite justificando que pretendia caminhar mesmo porque precisava vender os alimentos que carregava. E agradeceu com um Deus abençoe. Segui meu caminho e ao vê-lo pelo retrovisor sintetizei naquele pobre homem – talvez, ele sim, uma verdadeira alma honesta – o brasileiro sofrido que tudo suporta calado, que talvez não tenha tempo para receber e repassar centenas de vídeos e fotografias contra os saqueadores do país porque precisa gastar sola e suar a camisa para vender suas pipocas doces; que não tem tempo para militâncias, nem contra nem a favor. Quantos milhões como ele não perambulam por aí diariamente enquanto o país e sua economia estão parados a espera de que algo aconteça. Sabe Deus.
Vão estocando o riso
O humorista mineiro Gustavo Mendes, famoso por sua imitação perfeita da presidente e conterrânea Dilma Rousseff, será uma das atrações da 13ª edição do Risorama, evento que integra a programação do Festival de Curitiba. Com curadoria de Diogo Portugal, o festival de humor ocorre de 25 a 30 de março no ParkCultural, ao lado do ParkShoppingBarigüi. A apresentação de Gustavo será no dia 29.
Bebeti em Belgrado
O livro O Diário Supersecreto de Carolina, da escritora e feminista curitibana Bebeti do Amaral Gurgel, servirá como base para as discussões que ocorrerão hoje, Dia Internacional da Mulher, em Belgrado, na Sérvia. Bebeti é a única paranaense a ter um livro traduzido no país. Publicado aqui pela Editora Objetiva, em 2000, o livro é sucesso de vendas na Sérvia, onde foi publicado em 2011. É a segunda vez que Bebeti é homenageada no país. A primeira foi na Feira do Livro de Belgrado, também em 2011.
- O padre Marcelo Rossi faz sessão de autógrafos hoje de seu mais novo livro, Ruah, das 14h30 às 20 h, nas Livrarias Curitiba do Shopping Mueller (Piso L1).
- A Boiler Galeria, no Batel, inaugura às 19 h a exposição individual “My Computer”, do artista curitibano Felipe Scandelari,.
- Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as Livrarias Curitiba e o Shopping Palladium homenageiam hoje a marchande Zilda Fraletti, às 19h30.
- O projeto DeMarkondes Corpo & Cultura, idealizado pelos bailarinos Elaine de Markondes, Ian Mickiewicz e Simone Bönisch, será lançado hoje, com coquetel à 19h30, na Casa Hoffmann (Rua Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco).
- A rede de cafeterias Deltaexpresso promove hoje festa de inauguração de sua primeira loja de rua em Curitiba, na Rua Visconde do Rio Branco, 1.488 (Edifício Universe), a partir das 20 h.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião