Após seis meses da queda da ponte da Represa do CapivariCachoeira, na BR-116, em Campina Grande do Sul, começaram nesta segunda-feira (15) as obras para recuperação do trecho. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), a edição de hoje do Diário Oficial autorizou o começo imediato das obras após um pedido de situação de emergência.
A empresa contratada para reconstruir a ponte que liga Curitiba-São Paulo, e que desabou em janeiro de 2005, foi a construtora A. Gaspar S/A. A previsão é que em 180 dias as obras tenham acabado. O Dnit espera que em cinco meses a ponte já esteja reconstruída e no sexto mês deva ser feita a recuperação da ponte alternativa, atualmente em uso.
O valor total das obras será de R$ 31 milhões. Mas o coordenador do Dnit no Paraná, David Gouvêa, informou que pretende gastar menos na reconstrução, cerca de R$ 25 milhões. Estão previstos a recuperação da cabeceira dos dois lados do rio, contenção da laje de transição e aterro no local.
Até o fim da reconstrução, todo o tráfego será feito pela ponte alternativa. Por ter sido construída em 1972, a ponte está funcionando no limite. Apesar de não oferecer riscos para quem passa no local, estão sendo controlados os comboios de caminhões para evitar o excesso de peso.
As obras só puderam ser iniciadas após a publicação do Diário Oficial liberando a necessidade do processo de licitação. Caso fosse necessário fazer licitação, as obras poderiam ser iniciadas apenas em 2007, após os prazos legais da escolha da empresa.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora