O corpo encontrado na quarta-feira (9) na barragem da Samarco que se rompeu em 5 de novembro do ano passado, em Mariana, é o de Aílton Martins dos Santos, de 55 anos, funcionário da Integral Engenharia, prestadora de serviço da mineradora. A informação é da Polícia Civil.
A identificação foi feita durante a noite pela família no Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Santos é a 18ª vítima confirmada da tragédia. Uma pessoa, Edmirson José Pessoa, de 48 anos, continua desaparecida.
O corpo foi localizado dentro de um caminhão-pipa após escavações das equipes de busca. O ex-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e toda a cúpula da empresa, que pertence à Vale e à BHP Billliton, foi indiciada pela Polícia Civil por 19 homicídios. Depois da tragédia, todos foram afastados do comando da mineradora.
Em nota, a polícia informou que o reconhecimento do corpo foi possível por sinais de uma cicatriz, o cabelo e roupas. “Além disso, o prefixo do caminhão onde ele foi encontrado é o mesmo que a polícia já tinha como sendo o que ele dirigia no dia da tragédia”, diz o texto. Santos será enterrado no município de Catas Altas, Região Central de Minas, onde morava.
O Ministério Público ainda não se posicionou sobre a conclusão das investigações da Polícia Civil. Procuradores e promotores defendem que a aceitação do indiciamento, decisão hoje a cargo da Justiça em Mariana, seja feita pela Justiça Federal.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora