A Secretaria de Saúde de Curitiba confirmou a identificação de um caso de zika vírus em Curitiba. É o primeiro caso da doença registrado na capital paranaense neste ano. Trata-se de uma paciente que viajou para o Rio de Janeiro e foi atendida num serviço de saúde da Regional Matriz. Segundo a secretaria, a paciente não está grávida e apresenta boa recuperação. No ano passado, a cidade registrou dois casos importados da doença.
Confira a cobertura completa sobre o Aedes aegypti e as doenças ocasionadas pelo mosquito
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue do Município, Juliana Martins, após a notificação do caso foram realizadas ações de bloqueio para evitar que o vírus se espalhe. Nesses casos, é feita uma varredura num raio de 300 metros da residência do paciente infectado. Nela, é feita uma busca por focos do mosquito Aedes aegypti , principal vetor do zika.
Nesta sexta-feira (5), o secretário de Saúde do estado, Michele Caputo Neto, confirmou que há novos casos de zika registrados no Paraná. De acordo com ele, os números serão divulgados no próximo boletim epidemiológico de dengue, zika e chikungunya, que será publicano na quarta-feira (10). O secretário afirmou que a origem de cada caso ainda está sendo avaliada.
Dengue
De acordo com o boletim epidemiológico de Curitiba, divulgado na quinta (4), a cidade já registra 106 casos de dengue neste ano. A prefeitura também identificou 77 focos do Aedes aegypti. Ao longo de todo 2015, foram encontrados 433 focos e e houve 242 casos de doença.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora