Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, na tarde de segunda-feira (19) no garimpo da Serra da Borda, próximo ao município de Pontes e Lacerda, a 485 quilômetros de Cuiabá. A informação é do Corpo de Bombeiros. De acordo com boletim da corporação, os trabalhadores foram soterrados com o desmoronamento de uma galeria aberta para extração do ouro. Os trabalhadores soterrados foram retirados e encaminhados para hospital da cidade e passam bem.
Nesta terça-feira (20), por determinação da Justiça Federal, devem começar as retiradas dos garimpeiros da região.
O garimpo da Serra da Borda, também chamado de “Serra Pelada de Mato Grosso”, tem atraído milhares de aventureiros em busca do “El Dourado” mato-grossense. De acordo com informações oficiais da prefeitura, pelo menos 5,5 mil pessoas chegaram ao município nos últimos 45 dias.
Na tarde de sexta-feira (16), o juiz federal Francisco Antonio de Moura Junior, substituto na 1ª Vara Federal da Subseção de Cáceres, determinou a pedido do Ministério Público Federal (MPF) o fim da exploração ilegal de ouro na região e a retirada das pessoas (crianças, homens e mulheres) e das máquinas.
A ação do MPF relata a existência de mais de 5 mil pessoas garimpando na região, que dista cerca de 10 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda. Narra o MPF que “não há autorização em favor de nenhuma empresa no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e que há inegável impacto danoso na cidade e região, tanto no que se refere aos danos ambientais quanto no fato de se tratar de região de fronteira, onde incidem organizações criminosas ligadas ao tráfico de entorpecentes e de armas, o que poderá gerar conflitos em pouco tempo”.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora