O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Paraná informou, nesta quarta-feira (29), que licitou os últimos trechos para pavimentação da PR-487, conhecida como a Estrada da Boiadeira. As obras serão divididas entre dois trechos: o primeiro (1A) é entre os municípios de Porto Camargo e Serra dos Dourados. Com extensão de 44 quilômetros, a execução dos serviços vai custar R$ 179 milhões e deve ser feita em 900 dias. O segundo trecho (2A) é entre Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste. Este segmento deve custar R$ 160,5 milhões e tem de ser feito no mesmo prazo, cerca de 2 anos e meio.
De acordo com o DNIT, depois da licitação, inicia a fase de análise de documentos. Depois disso é que o contrato é firmado e as obras podem começar.
Essas licitações deverão ser as últimas. O trabalho de pavimentação da Boiadeira já dura 28 anos. O asfaltamento da estrada centenária foi iniciado em 1986 e, desde então, passou por várias interrupções. Em 2003, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão da obra devido às suspeitas de fraude na licitação. Seis anos se passaram até que os trabalhos fossem retomados pelo governo federal.
As obras foram reiniciadas em março de 2009, no trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste. No entanto, o TCU identificou uma alteração indevida no contrato, e, seis meses depois, os trabalhos foram mais uma vez interrompidos. A nova retomada só ocorreu no ano passado.
A reportagem tentou entrar em contato com o DNIT, por volta das 17h30, mas já não havia ninguém no local que pudesse falar sobre a licitação.
A estrada
A BR-487 liga a região Centro-Oeste do Paraná ao distrito de Porto Camargo (em Icaraíma), próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul. São 187 quilômetros entre Campo Mourão e Porto Camargo. No entanto, o péssimo estado de conservação da estrada impedia que a via fosse uma alternativa para o transporte.
Em novembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff (PT), esteve em Campo Mourão para inaugurar um dos trechos da rodovia.
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