Enxurradas
Santa Catarina tem 42 municípios atingidos; dois em estado de calamidade
A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou para 42 o número de municípios atingidos pelas chuvas do último fim de semana, principalmente na região norte do estado. Mesmo com o tempo estável, o número aumenta conforme os relatórios de danos chegam à secretaria. Desses municípios, 30 decretaram situação de emergência e dois continuam em estado de calamidade pública (Guaramirim e Rio Negrinho). Com os dados atualizados, também sobe a estimativa de catarinenses afetados pelas enchentes. Pelos números da Defesa Civil, mais de 130 mil pessoas foram atingidas pelas enxurradas. Desalojados, na maioria, e desabrigados, passam de 20 mil. Só em Guaramirim, 19 mil pessoas tiveram que sair de suas casas.
O paranaense está ainda mais solidário. Ontem dobrou o número de doações feitas aos atingidos pelas chuvas dos últimos dias quase 565 mil, de acordo com boletim da Defesa Civil. Só de alimentos, segundo o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), foram cerca de 20 mil toneladas, que já começaram a ser distribuídas a 24 municípios em estado de alerta. A entrega é feita conforme a necessidade de cada local, diagnosticada pela Defesa Civil.
Além da comida, a organização distribuiu 21.760 cobertores, 28.320 roupas (masculino, feminino e infantil), 2.820 fraldas, 206 colchões, 781 kits cama (colchão, cobertor e roupa de cama), 8.928 aperitivos para crianças, 100 latas de leite, 860 litros de leite e 40 kits cozinha/lavanderia (panela de pressão, baldes, bacias, talhares, pratos, rodo e balde).
"O número de doações será maior. Ainda não contabilizamos tudo", disse a diretora social do Provopar, Silvana Aichinger. Os donativos foram feitos, principalmente, por empresários e cidadãos que mobilizam suas famílias.
Os atendidos
Os municípios que receberam as doações foram Bituruna, Campo Bonito, Campo Largo, Cantagalo, Capitão Leônidas Marques, Cruz Machado, Curitiba (bairros CIC e Cajuru), Diamante do Sul, General Carneiro, Godoy Moreira, Goioerê, Guarapuava, Irati, Mallet, Porto Amazonas, Quedas do Iguaçu, Rebouças, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Santa Lúcia, São João do Ivaí, São João do triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.
Em Curitiba
A Fundação de Ação Social (FAS) também começou a distribuir as doações recebidas. Desde sábado, já foram entregues 2.394 cestas básicas, 600 quilos de alimentos a granel e 1.500 cobertores aos moradores dos bairros afetados pela chuva: Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho, Cajuru e Boqueirão. O órgão também recebeu 10 mil peças de roupas.
Para doar é só procurar a sede do Provopar, na Rua Sergipe, 1.712, no bairro Guaíra. Também nas unidades da FAS e dos Cras. Veja os endereços em http://goo.gl/xRWjHP. Faça doações também pelo Disk Solidariedade 156 (basta ligar, informar os produtos que serão doados e combinar uma data de entrega).
Simepar prevê frente fria e chuvas fracas
Uma nova frente fria chega ao Paraná nos próximos dias, aponta o Instituto Simepar. Apesar de o volume ser menor do que o registrado na semana passada, as defesas civis municipais devem ficar de alerta, já que o nível de água dos rios principalmente de Guarapuava e União da Vitória continua elevado. "Estamos monitorando e tomando ações de precauções", afirmou o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.
A previsão é de que a chuva inicie amanhã à noite e continue até sábado à noite, com nível médio de 30 milímetros por dia. Já a temperatura deve variar entre 12ºC e 18ºC, de acordo com cada região. O órgão ainda ressalta que há risco de vendaval na região Oeste do estado. O clima, afirma o Simepar, só ficará ameno com clima seco e quente depois de domingo.
As chuvas dos últimos dias provocaram alagamento, deslizamentos, enxurradas e inundações em diversos municípios do Paraná. Entre eles, Ivaí, Iguaçu, Jordão, Rio das Mortes, Pinhão, Rio dos Patos e São João.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora