O pleito que vai eleger os diretores das 2.220 escolas estaduais do Paraná ocorre no próximo dia 3 de dezembro. A data foi divulgada no Diário Oficial do estado desta terça-feira (20) junto com as demais normas do processo de eleição ,definidas nas Assembleia Legislativa (Alep) no início do mês, em meio a polêmicas.
Até o fim de outubro, de acordo com a publicação, deverão ser designadas as comissões responsáveis por organizar, acompanhar e fiscalizar todo o processo eleitoral: as comissões consultivas regionais e locais. O prazo final para o registro das chapas que irão concorrer é 5 de novembro.
O processo
Poderão participar da votação professores, funcionários, responsáveis por alunos menores de 16 anos e estudantes com, no mínimo, 16 anos.
Já a candidatura dos concorrentes, no caso de instituições que admitam diretores-auxiliares, deverá ser feita por meio de chapa eleitoral. Além de pertencer ao quadro próprio do magistério, ao quadro próprio do poder executivo e ao quadro de funcionários da educação básica, os candidatos devem possuir curso superior com licenciatura.
Nova forma da eleição de diretores permite ingerência do governo
De acordo com as regras estabelecidas pela Seed, se não houver candidatos inscritos, o prazo de inscrição será prorrogado por 15 dias. E, se mesmo assim, ninguém se candidatar, os diretores serão designados pela própria Seed e terão de permanecer no cargo até a realização de uma nova consulta – que deverá ocorrer até o dia 15 de abril do ano subsequente.
Para mobilizar eleitores, aspirantes ao cargo de diretor de diretor-auxiliar só podem iniciar a “propaganda” após a homologação das chapas. Entre os dias 23 e 28 de novembro, os candidatos poderão realizar assembleias com a comunidade escolar. Ao todo, é permitida a organização de três assembleias, sendo uma por turno. Nestes encontros, além da apresentação dos membros das chapas, devem ser apresentadas as propostas do plano de ação para a escola – documento exigido pelo governo. As propagandas podem ser feitas até um dia antes da data da eleição.
Fiscalizações
Supervisionado pela Secretaria de Estado da Educação, o processo eleitoral nas escolas estaduais será coordenado por uma comissão consultiva central, designada pela pasta.
Além disso, outros dois grupos terão o trabalho alinhado para organizar e fiscalizar o pleito, que são a comissões consultivas regionais e as comissões consultivas locais. Este último grupo será composto por dois representantes legais de alunos não votantes, dois representantes de funcionários e dois representantes de alunos votantes, que serão escolhidos em assembleias marcadas para a próxima sexta-feira (23).
Assembleia debate projeto contra “doutrinação” nas escolas
Leia a matéria completaEleitos nesta disputa permanecerão no cargo por quatro anos, sendo que, caso haja comprovação de insuficiência de desempenho da gestão administrativa-financeira, pedagógica ou democrática – formalmente apurada pelos setores técnicos competentes – a gestão pode ser suspensa pela Seed.
O resultado final do pleito deverá ser encaminhado à comissão consultiva central até o dia 4 de dezembro. Interposições de recurso acerca do resultado poderão ser encaminhados até dois dias depois da eleição.
Instituições que precisarem de segundo turno para definir seus diretores - quando nenhuma chapa atingir 40% dos votos - terão novos prazos de assembleias e votação em dezembro. A segunda consulta pública acontece no dia 18 de dezembro.
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