Em cinco das dez melhores escolas no Enem 2014, menos de 20% dos alunos cursaram todo o ensino médio no mesmo colégio. Os dados mostram que várias unidades que alcançam boas posições no ranking não trabalham com os estudantes ao longo de toda a etapa. Algumas adotam a prática de trazer alunos de alto rendimento no 3.º do ensino médio somente para elevar seus resultados.
- Nota no Enem piora em Matemática, mas avança em outras áreas
- Diferença de escolas em opostos sociais chega a 182 pontos no Enem
- Diferença entre rede pública e privada é menor em escola pobre
- Escolas de SP dominam lista de melhores do país
- Inep divulga resultado do Enem por escola; federais dominam o ranking
Esse cruzamento é possível por meio do novo indicador de permanência na divulgação dos resultados do Enem por escola, que mostra o número de participantes do exame que cursaram o ensino médio no mesmo colégio. As notas do desempenho por unidade foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), responsável pela realização da prova. O ranking das melhores é feito pela reportagem, com a média das provas objetivas – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
“Essa informação (o indicador de permanência) é importante para que a sociedade conheça quais são as escolas que realmente ajudam seus alunos a melhorarem, que oferecem educação de qualidade durante todo o ensino médio, e quais são aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem apenas o 3.º ano”, explicou o presidente do Inep, Chico Soares.
Outra mudança foi a inclusão das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar. O objetivo do Inep é contextualizar melhor os resultados e permitir comparações mais adequadas entre as notas das unidades. No ano passado, o instituto já havia acrescentado um indicador de nível socioeconômico e formação docente de cada colégio.
Comparar desempenhos de escolas com níveis socioeconômicos distintos, segundo Soares, leva a análises equivocadas. “As escolas de ensino médio brasileiras formam um conjunto muito heterogêneo, principalmente em relação às características socioeconômicas de seus estudantes e esses fatores precisam ser levados em consideração”, afirmou.
No total, 10.615 escolas do país tiveram seus resultados divulgados nesta quarta-feira. Quase 1,296 milhão de estudantes fizeram o exame de 2014 nessas unidades de ensino.