Alunos da Escola Municipal Professor Gunther Urban, de Campo do Tenente, na região metropolitana de Curitiba, levaram o projeto Ler e Pensar, promovido pelo Instituto GRPCom para as ruas da cidade, no desfile do 54° aniversário da emancipação política da cidade. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição, foi a vencedora na categoria “Mobilização”, do Concurso Ler e Pensar, trabalando o uso consciente das tecnologias dentro de sala de aula com o auxílio do jornal.
Como o tema relacionava o uso de tecnologia de maneira consciente, a coordenadora pedagógica da Gunther Urban, Tereza Bux, conta que na escola foi montada uma sala onde os alunos tinham acesso a um projetor multimídia e computadores para realizar, junto com os professores, pesquisas na internet, que deveriam ser associadas àquilo que eles haviam lido no jornal impresso. Segundo Tereza, toda semana as turmas deveriam apresentar uma reportagem de sua escolha no pátio, na presença dos pais e dos outros estudantes, da maneira que preferissem – a notícia poderia até ser encenada, por exemplo.
A recepção das crianças em relação ao projeto foi boa. A pedagoga contou que todas “abraçaram a causa”. Acostumados aos livros didáticos, os alunos viram no jornal a oportunidade de uma leitura não “estática”, uma vez que traz novidades todos os dias. Além de ler textos indicados pelos docentes, os estudantes tinham a liberdade para compartilhar aquilo que mais tinha lhes chamado a atenção de maneira particular. Caça-palavras e outros jogos inspirados nas notícias lidas também foram trabalhados.
O projeto
Criado em 1999, o Projeto Ler e Pensar busca, além do incentivo à leitura, a construção de ideais de cidadania em educadores, crianças e jovens do Paraná. A equipe escolar precisa utilizar o jornal em sala de aula para ensinar conteúdos curriculares, incentivar os alunos a avaliar a mídia de forma crítica e estimular o protagonismo dos estudantes. No Concurso Ler e Pensar, há categorias voltadas para professores, escolas e secretarias de educação e é dirigido a alunos de Ensino Fundamental e Médio, das redes pública e privada.
Envolvimento da comunidade
Para ser premiada, a escola trabalhou o uso do jornal em sala de aula para potencializar a aprendizagem das crianças, tornando-os leitores críticos e estimulando o exercício da cidadania. Além dos alunos e da equipe pedagógica, a comunidade também deveria ser transformada de alguma maneira pelo projeto.
Por isso, uma das atividades realizadas pelos alunos para envolver a comunidade no projeto foi uma blitz educativa, feita durante a Semana Nacional do Trânsito. Na ação, as crianças orientaram os motoristas sobre normas e educação nas ruas, levando em consideração aquilo que haviam lido nas matérias jornalísticas.
Em outra atividade, também tendo o trânsito como protagonista, os alunos traçaram um paralelo entre a realidade, apreendida no jornal, de Curitiba com uma cidade pequena, verificando o que acontecia na capital que em Campo do Tenente se mostrava de modo diverso – e vice-versa.
*Colaborou Mariana Pabis Balan
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