A chuva que caía no início da tarde desta quarta-feira no Rio de Janeiro não impediu a formação de filas nos confessionários instalados a céu aberto, especialmente para a Jornada Mundial da Juventude.
Aos pés do Mosteiro de São Bento, um dos pontos de grande fluxo de peregrinos, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro, padres poliglotas voluntários recebiam confissões e aconselhavam fiéis em português, alemão, espanhol, inglês, português e francês.
"Uma das coisas que têm me impressionado é justamente este arrependimento, este desejo de querer mudar nos jovens que vêm aqui aos confessionários, de querer começar algo novo e diferente", afirmou Enrique Tizon, padre missionário peruano da arquidiocese de Huancayo. Com experiência em missões no Maranhão e em Moçambique, Tizon ouvia confissões em português e espanhol.
"Estávamos caminhando quando notamos que havia confessionários por aqui. Eu não esperava que fossem tão públicos assim", disse Archie Lasalle, de 29 anos, de Moreno Valley, Califórnia.
"É uma experiência única poder passar pelo sacramento da reconciliação assim em praça pública e ser consolado por um padre de outra parte do mundo dessa maneira", afirmou o norte-americano que veio ao Brasil para participar da jornada com um grupo de 30 jovens.
Para o indiano Aaron D'Cunha, de 41 anos, o confessionário não é apenas um lugar para falar dos pecados, mas também um espaço para conversar com o padre, pedir conselhos e esclarecimentos, um lugar onde se pode "abrir o coração".
"É um momento de graça, de encontro com Deus. Vimos essas cabines especiais e decidimos nos confessar aqui", disse o engenheiro, que veio de Mumbai e está hospedado no subúrbio carioca de Brás de Pina (zona norte), enquanto aguardava sob a chuva para fazer a confissão em inglês.
Cerca de cem confessionários, projetados pelo arquiteto espanhol Ignácio de Ozono, foram instalados em ponto públicos de grande movimentação de pessoas da cidade.
Na sexta-feira, o papa Francisco vai receber a confissão de cinco jovens, três homens e duas mulheres, durante visita à Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista.
- Papa critica liberação do uso de drogas em países da América Latina
- Papa se despede de Aparecida e retorna para o Rio
- 'Virgem Maria é a nossa Mãe", diz papa pelo Twitter
- Lembrada pelo papa, história de Nossa Senhora Aparecida começou em 1717
- Leia a saudação do arcebispo de Aparecida ao papa Francisco
- Confira a íntegra da homilia do papa Francisco em Aparecida
- Veja fotos da visita do papa Francisco a Aparecida
- Papa pede que fiéis rezem por ele e diz que volta ao Brasil em 2017
- Um papa humilde, simples e afável com os fiéis
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião