- Um papa humilde, simples e afável com os fiéis
- Francisco celebra hoje missa para 15 mil na Basílica de Aparecida
- Peregrinos fazem fila para pegar kits
- Missa inaugural da JMJ atrai 500 mil
- Veja fotos da visita do papa Francisco a Aparecida
- Confira a íntegra da homilia do papa Francisco em Aparecida
- Leia a saudação do arcebispo de Aparecida ao papa Francisco
O papa Francisco celebrou uma missa no Santuário Nacional de Aparecida na manhã desta quarta-feira (24). O ato religioso teve início às 11 horas e terminou por volta das 12h30. Após a celebração, o pontífice abençoou o público, a partir de uma tribuna do santuário. Ele pediu que os fiéis rezassem por ele e disse que volta ao Brasil em 2017.
"Eu peço um favor, rezem por mim. Necessito. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar", afirmou Francisco. Em 2017, fará 300 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.
Na visita ao santuário, localizado a 180 quilômetros da capital paulista, está previsto ainda um almoço com o séquito papal, os bispos da Província Eclesiástica de Aparecida e estudantes do Seminário Bom Jesus, localizado na cidade.
O pontífice retorna ao Rio de Janeiro às 16h10, onde ainda participa de uma visita ao Hospital São Francisco da Providência de Deus, às 18h30.
Na Basílica, o Santo Padre foi presenteado com uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Francisco foi o terceiro papa a visitar o Santuário. Antes dele, João Paulo II e Bento XVI também estiveram em Aparecida.
O papa ficará no Brasil até o próximo domingo (28) para participar da Jornada Mundial da Juventude, principal evento internacional da juventude católica.
Evangelho e homilia
Um trecho do Evangelho de São João foi proclamado em Aparecida e tratava da festa de casamento de Canaã, na qual Jesus transformou água em vinho. Segundo a fé católica, esse foi o primeiro milagre público de Cristo.
Francisco deu início à homilia afirmando que estava muito feliz por estar no Santuário de Aparecida. O papa citou a visita dele à Basílica, em 2007, por ocasião da 5ª Conferência do Episcopado Latino-americano. Naquela oportunidade, o então cardeal de Buenos Aires, se consolidou como líder continental da Igreja. Ele foi relator do documento final.
Em sua pregação, o pontífice falou sobre a misericórdia de Deus e sobre a importância de se manter a esperança na vida. Segundo o papa, o cristão precisa se deixar surpreender por Deus. Ele pediu que a sociedade mantenha e valorize a solidariedade, a caridade, a felicidade e a perseverança.
Durante a homilia, Francisco citou os ensinamentos de Bento XVI. O papa também alertou a juventude contra o que chamou de "ídolos passageiros". "É verdade que, hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer", afirmou o pontífice.
Antes da celebração, o papa venerou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele rezou na Capela dos Apóstolos, no interior do Santuário Nacional, e pediu a interseção da Mãe Aparecida aos peregrinos que participam da Jornada Mundial da Juventude e também a todos os devotos. A veneração foi encerrada por volta das 10h45. Logo depois, o papa foi se preparar para a missa.
Chegada do Santo Padre a Aparecida
O papa Francisco chegou a Aparecida por volta das 10h20 desta quarta-feira (24) em um helicóptero das Forças Armadas. Ao desembarcar, o papa cumprimentou autoridades e seguiu para o papamóvel. Francisco desfilou e acenou para multidão, que o aguardava no Santuário Nacional de Aparecida.
O Santo Padre foi recepcionado por uma comitiva formada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno.
Mais cedo, ele havia desembarcado em São José dos Campos (SP) por volta das 9h30. Ele veio à cidade à bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deixou o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 8h25.
Com frio e chuva, multidão aguardou o pontífice
Milhares de pessoas passaram a noite sem dormir em Aparecida, no interior paulista, à espera do papa Francisco. Ele chegou nesta manhã à cidade para celebrar missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na segunda visita ao local, a primeira na condição de pontífice.
Às 4h30, não havia mais vaga nos estacionamentos. A entrada de carros e ônibus foi controlada para que a quantidade ficassem em pouco mais de 2 mil.
O movimento de romeiros começou a aumentar às 21 horas de terça-feira (23), quando já era muito grande o número de peregrinos na fila para pegar a senha de acesso ao interior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A distribuição de senhas começou às 5 horas.
Mesmo sob o frio e a chuva que duraram toda a madrugada, fiéis de várias idades entre os quais muitos idosos permaneceram na fila. Alguns improvisaram barracas com plásticos outros vieram prevenidos com barracas de acampamento, capa de chuva, casacos, forros e até cobertores enrolados no corpo.
Além dos fiéis na fila, uma multidão já ocupa a praça em frente à basílica e acompanhou a chegada do santo padre e a cerimônia por meio de telões.