O papa Francisco pediu aos jovens, na noite deste sábado (27), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para que eles vivam a realidade da Igreja como "atletas de Cristo". O pontífice, que chegou à praia no fim da tarde para a vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), citou a interdição do Campus Fidei, onde o evento seria realizado, para dizer que os fiéis são o verdadeiro "campo da fé".
Veja fotos da vigília em Copacabana
Peregrinos lotam a praia de Copacabana
Veja fotos curiosas dos peregrinos na praia
"Olhando para vocês, presentes aqui hoje, me vem à mente a história de São Francisco de Assis diante do crucifixo, ele escuta a voz de Jesus que diz 'Francisco, vai e repara Minha casa'. Francisco responde com prontidão e generosidade. Mas qual casa?. Aos poucos ele percebe que não se trata de uma construção, mas de dar sua contribuição para a vida na Igreja. Trabalhando nela para que transpareça nela, cada vez mais, a face de Cristo. Também hoje o Senhor segue necessitando dos jovens para sua Igreja".
O papa citou a interdição do Campus Fidei, onde a vigília não pode ser realizada por causa da chuva, e disse que os fiéis devem aprender com as adversidades. Para Francisco, cada fiel deve ser um "campo da fé". "Queridos jovens, o Senhor hoje os chama. A cada um. Penso que podemos aprender algo com o que passou nesses dias. Tivemos que cancelar, pelo mau tempo, a realização dessa vigília no Campus Fidei. Não estaria querendo o Senhor dizer que o verdadeiro campo da fé não é um lugar geográfico, senão nós mesmos?" questionou.
Francisco disse então que os jovens são os "atletas de Cristo" e criticou o que chamou de "cristãos de fachada". "São Paulo, escrevendo, nos disse que os atletas se privam de tudo e o fazem para obter uma coroa. Jesus oferece algo maior que Copa do Mundo! Jesus nos oferece uma possibilidade de uma vida fecunda e feliz e um futuro com Ele que não terá fim, na vida eterna. Mas pede que nós paguemos a entrada, e que treinemos para estar em forma e enfrentar sem medo todas as situações da vida, dando testemunho de nossa fé".
O papa recomendou três "treinamentos" aos jovens: oração, sacramento e entrega ao próximo. "Vocês são o campo da fé. Vocês são os atletas de Cristo".
Peregrinação
Durante todo o sábado, milhares de peregrinos enfrentaram chuva, frio, depois sol e novamente chuva nos 9,5 km de caminhada entre a estação ferroviária Central do Brasil (Centro) e a praia de Copacabana (zona sul). Eles tiveram de se resignar à falta de banheiros químicos e, em alguns pontos, a tomar cuidado com ônibus, caminhões e carros, já que a prefeitura não cumpriu a promessa de interditar todo o percurso ao tráfego para a passagem dos fiéis.
A peregrinação é uma das formas tradicionais de manifestação da religiosidade popular dos católicos. Ela tem um sentido simbólico de "caminhada pela terra em direção ao céu" e é um exercício de orações em grupos e de penitência. Nas Jornadas Mundiais da Juventude, as peregrinações têm sido os momentos de confraternização e festa que antecedem a noite de vigília de orações.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas