Uma exposição fotográfica e um livro digital marcam o encerramento da Série Perfil 2015, da Gazeta do Povo. Trata-se de um convite ao curitibano para conhecer a cidade, não a partir de lugares, mas de gente. Mais especificamente, a partir da trajetória de 24 personalidades, retratadas em 23 perfis publicados ao longo de seis meses, nos domingos. O projeto reuniu histórias de quem encontrou seu próprio lugar – às vezes por caminhos tortuosos – e deixou sua marca. “O resultado é um registro riquíssimo de pessoas importantes. Isso permite que se pense a cidade a partir das pessoas retratadas e, mais que isso, demonstra a riqueza da cidade”, diz o jornalista José Carlos Fernandes, editor da série.
As pessoas retratadas estão logo ali, dotados de uma humanidade que os aproxima do leitor. Isso fica bem sintetizado na frase atribuída a Millôr Fernandes e que dá título ao livro e à exposição: A vida é perto – Perfis de quem passa na calçada.
O resultado da série é um daqueles registros para guardar . Além de mostrar uma face das personalidades retratadas, o trabalho também convida a entrar em suas respectivas intimidades, explorando aspectos pouco conhecidos dos entrevistados.
“Quando o óbvio seria, por exemplo, fotografar o Goura Nataraj [cicloativista, um dos retratados ] em uma bicicleta, nós o mostramos na chácara em que ele mora. A [obstetra] Helen Muralha, nós a mostramos em um jardim com muitas flores, que ela mantém como memorial para o marido”, diz o fotógrafo Alexandre Mazzo, curador da exposição.
Com design de Lúcio Barbeiro , o livro digital vai estar disponível para download gratuito no dia da abertura da exposição, quinta-feira (29). “O material foi organizado com outro tratamento. Além de ser um registro fortíssimo, é um material histórico para o estado e subsídio de pesquisa sobre essas pessoas”, diz Fernandes, que coordenou 15 repórteres que trabalharam no projeto.
A mostra fotográfica foi divida em 23 blocos, cada qual composto por três fotos de cada um dos perfis da série. O trabalho reúne a delicadeza clássica dos retratos em preto e branco, assinados por oito fotógrafos. “É um gênero que parece simples, mas que tem justamente o desafio de captar a essência, a imagem verdadeira da pessoa. O resultado é muito rico”, diz Mazzo. As fotos virão acompanhadas de um texto sobre o personagem, redigido por Fernandes. Além disso, os retratos terão um QR-Code: com celulares, será possível ver os vídeos produzidos na série, sob direção do editor Thiago Costa.
Exposição fotográfica com material da Série Perfil 2015, da Gazeta do Povo. Casa Romário Martins (R. Cel. Enéas, 30, Largo da Ordem). Abertura: 29/10 (quinta-feira), às 19 horas. Entrada gratuita