A Força Aérea Brasileira (FAB) vai encerrar as atividades de apoio e socorro às vítimas da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro na sexta-feira (28). Os acampamentos e a Unidade Celular de Intendência serão desmontados e transportados para as unidades de origem da Aeronáutica.
O sistema de informação e alerta de voo, que proporciona maior segurança no tráfego de helicópteros, teve suas atividades encerradas no início da tarde de quarta-feira, nas cidades de Nova Friburgo e Teresópolis. No distrito de Itaipava, em Petrópolis, o sistema foi desativado às 19h de quarta.
Durante dez dias de operações, o sistema registrou 1,7 mil movimentos aéreos. A média diária foi de 170 deslocamentos de helicópteros. A maior concentração foi registrada entre os dias 17 e 20, quando houve uma média de 350 movimentos de aeronaves por dia.
A cidade de Nova Friburgo apresentou o maior número de deslocamentos de helicópteros: 996. Durante a operação, a FAB transportou 47 toneladas de carga em helicópteros, 787 passageiros, incluindo 62 pessoas que foram resgatadas em áreas de risco.
- Temporal matou 885 em 4 estados
- R$ 450 mil são doados ao Rio por europeus
- SC tem quase 1 milhão de moradores afetados pelas chuvas
- Em Minas Gerais, 102 cidades já decretaram situação de emergência
- Janeiro de 2011 já é considerado o mais chuvoso da história de SP, diz Inmet
- Descaso com donativos é flagrado em Nova Friburgo, na Região Serrana
- População ainda está sem serviços básicos