Um filhote de mutum-de-alagoas, ave que está extinta em ambiente selvagem, nasceu no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, na última segunda-feira (26). O nascimento não foi fácil – o passarinho precisou da ajuda de biólogos para conseguir quebrar a casca do ovo e ainda luta para sobreviver –, mas é motivo de comemoração: esse é o primeiro filhote da espécie a nascer em um zoológico.
A diretora técnica do Parque das Aves, Yara Barros, contou que o filhote estava muito fraco, por isso precisou de ajuda para sair do ovo. “Como ele estava muito debilitado, recebeu fluidos e primeiros cuidados. Ainda não sabemos se ele vai sobreviver, mas há chances, pois está se recuperando rapidamente, sob os cuidados da nossa equipe”, contou.
A ave
O mutum-de-alagoas é uma espécie típica da Mata Atlântica nordestina, mas foi dizimado, por causa da caça e da derrubada da floresta para o plantio de cana-de-açúcar. Na final da década de 1970, um criador resgatou os três últimos exemplares da ave e, desde então, há um esforço para reproduzir a espécie em cativeiro. Atualmente, há 230 mutum-de-alagoas em todo o mundo.
O Parque das Aves entra na história porque recebeu, em junho de 2015, dez casais dessa ave, para contribuir com o programa de conservação da espécie. Uma das razões da escolha do parque foi o sucesso obtido na criação de outras espécies de mutum, inclusive ameaçados de extinção, como o mutum-de-sudeste. A intenção do plano de conservação da espécie é a de aumentar a população dessas aves para reintroduzi-las na natureza dentro dos próximos dois anos.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora