O tempo começa a ficar estável no Paraná a partir desta sexta-feira (14) com o deslocamento das áreas de instabilidade que cobriam o estado para a região Sudeste do Brasil. Apesar disso, ainda há nebulosidade e podem cair chuvas leves nas regiões metropolitana, litoral, Sul e Campos Gerais, ao longo da tarde, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.

CARREGANDO :)

"A partir do sábado (15), o tempo fica mais firme, mas a associação das temperaturas elevadas com a alta umidade relativa do ar pode provocar pancadas rápidas e localizadas em todo o Estado", diz a meteorologista Ana Beatriz Porto. As temperaturas sobem um pouco, chegando à casa dos 30°C nas regiões Norte e Noroeste, e ao nível de 28°C na capital.

Na quarta-feira (12), ruas e casas de várias cidades do litoral ficaram alagadas após chover, em 48 horas , praticamente o dobro do volume esperado para todo o mês. Na quinta-feira (13), a Defesa Civil emitiu alerta para o risco de deslizamentos de terra em razão da umidade do solo. De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, não houve problemas. "Em razão do alerta repassado, nenhuma ocorrência relacionada às chuvas foi recebida", conta. Na manhã desta sexta-feira, a chuva havia dado uma trégua no litoral. Pinheiro afirma que nesta sexta nenhum alerta meteorológico foi repassado para qualquer região do Paraná. "A previsão é de que o tempo fique bastante estável", explica.

Publicidade

Estragos

Na noite de quarta-feira (12) uma chuva de granizo acompanhada de vendaval causou estragos e prejuízos em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. O evento destelhou cerca de 30 casas, derrubou várias árvores e alagou casas em pelo menos três bairros. Ana Beatriz explica que a tempestade foi bastante localizada e está relacionada à instabilidade que cobria a região.

"É um temporal de difícil previsibilidade, que se forma muito rapidamente", conta. Segundo ela, foi o mesmo fenômeno verificado em Cascavel na tarde de terça-feira (11), quando dezenas de casas ficaram destelhadas e três pessoas ficaram feridas.

"Como o tempo está mais estável, é difícil que volte a acontecer temporais parecidos no fim de semana e no início da semana que vem em qualquer cidade do Paraná", afirma a meteorologista.

Temperaturas

Publicidade

Segundo o Simepar, em Curitiba, a temperatura mínima será de 14°C nesta sexta-feira, e a máxima ficará em 26°C. No litoral, no município de Paranaguá, o dia será nublado, com mínima de 19°C e máxima de 25°C. Em Londrina, no Norte do Paraná, os termômetros marcam entre 17°C e 31°C. Em Maringá, no Noroeste, os índices oscilam entre 17°C e 33°C.

No Oeste do estado, a temperatura de Cascavel ficará entre 15°C e 30°C e em Foz do Iguaçu entre 16°C e 32°C. Nos Campos Gerais, Ponta Grossa terá mínima de 16°C, e máxima de 27°C. Em Guarapuava, na região Central, a temperatura ficará entre 14°C e 26°C.

No fim de semana, a previsão é de que as temperaturas mínimas e máximas subam, em média, 3°C, segundo Ana Beatriz.