A Fomento Paraná foi autorizada nesta quinta-feira (12), por meio de decreto assinado pelo governador Beto Richa (PSDB), a fornecer empréstimos a empresários e prefeituras de municípios afetados pelas chuvas. Os recursos poderão ser utilizados para a reconstrução de estruturas públicas ou privadas danificadas. O governo não anunciou quanto estará disponível nem a partir de quando.
Os recursos disponíveis se tratam de empréstimos e as cidades ou empresários que solicitarem esses recursos terão que pagar o financiamento. A agência se compromete, no entanto, a não cobrar os juros e, no caso dos municípios, a abater os custos operacionais das transações com o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) administrado pela agência de fomento estadual.
Além de poder abrir linhas de crédito a empresas e cidades, a Fomento Paraná também foi autorizada a buscar outras fontes de financiamento. A assessoria de imprensa da entidade não fala em valores máximos a serem disponibilizados, diz apenas que agirá reagindo de acordo com a demanda. Mas a agência afirma que já está encaminhado, por exemplo, um contato com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ampliar a capacidade de concessão de empréstimos.
O documento assinado pelo governador permite ainda que prazos de empréstimos já concedidos sejam renegociados. Solicitações de crédito que estavam em andamento antes das chuvas (ainda não liberados) também poderão ser alteradas. Com isso, o governo pretende facilitar a compra de máquinas e equipamentos para obras de recuperação da infraestrutura, como estradas, canalização de rios e córregos e reconstrução de patrimônios públicos.
Mais 17 cidades entram em situação de emergência
O governador Beto Richa também assinou nesta quinta-feira o decreto que oficializa a entrada de mais 17 cidades em situação de emergência no estado. Agora, já são 147 municípios nessa circunstância. As novas cidades são: Nova Tebas, Antônio Olinto, Borrazópolis, Engenheiro Beltrão, Entre Rios do Oeste, Ibaiti, Ipiranga, Lunardeli, Perobal, Planaltina do Paraná, Renascença, Reserva, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Iguaçu, São Tomé, Sapopema e Verê.