A normalização do abastecimento de água para os sete bairros atingidos por obras da Sanepar em uma adutora só vai acontecer às 6 horas deste sábado (23). Na quinta-feira (21) uma máquina da prefeitura causou uma "desestabilização de um dos blocos de ancoragem da adutora que transporta água tratada do reservatório do Corte Branco para o reservatório do Xaxim".
A previsão inicial para que o abastecimento volte ao normal era as 18 horas desta sexta (22), mas como a área é de difícil acesso o tempo teve que ser estendido. Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, os trabalhadores passaram a madrugada toda tentando consertar o problema. Cerca de 100 mil pessoas ficaram sem água nos bairros Alto Boqueirão e Xaxim, e parcialmente no Boqueirão, Hauer, Ganchinho, Pinheirinho e Sítio Cercado.
Ainda nesta sexta começa o bombeamento de água pela adutora, mas a força será controlada porque o concreto ainda não estará seco. Alguns bairros mais baixos terão o abastecimento normalizado por volta das 22h, mas nos bairros mais alto isso só vai acontecer na manhã de sábado.
Racionamento
As chuvas que caíram em Curitiba e região nesta última semana garantiram a suspensão temporária do racionamento de água, em vigor desde o dia 3 de agosto, até domingo. A decisão sobre o reinício do rodízio ou a prorrogação da suspensão será tomada na segunda-feira, já que estão previstas chuvas para o fim de semana.
O nível das barragens aumentou com as chuvas. A disponibilidade hídrica atual é de 34,6% (antes das chuvas era de 28%). O volume da barragem de Piraquara, que estava 6,45 metros abaixo do normal, está agora com 6,07 metros, com volume de 41,5%. Já na represa do Irai a nova medição marca 3,56 metros abaixo do normal, contra 4,25 antes das chuvas. O volume disponível no Irai é de 31,9%.
As comportas das barragens estão fechadas e a captação de água para o fornecimento à população está acontecendo nas bacias incrementais.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora