A chuva que caiu sobre o Paraná entre sexta e domingo surpreendeu pela intensidade: em três dias, várias regiões do estado registraram índices pluviométricos acima da média do mês inteiro. O motivo foi uma frente fria semi estacionária somada ao fluxo intenso de umidade e calor proveniente de regiões mais ao Norte do país. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a situação de instabilidade que gerou tanta chuva teve início na quinta, quando uma frente fria vinda do Sul do país estacionou sobre o Paraná, não se deslocando nem para o oceano, nem para a Região Sudeste.
INFOGRÁFICO: Veja a média de chuvas no estado
Ao mesmo tempo, uma massa de ar aquecida formada na região central do Brasil se deslocou em direção ao Sul. "Ficamos na fronteira das duas massas. O Paraná já está posicionado em uma região de fronteira, entre a região mais quente e úmida e a região mais fria do país", diz o meteorologista Fernando Mendes. Em situações de frentes semi estacionárias a possibilidade de chuva em volumes altos é grande.
A frente fria começou a se deslocar em direção ao oceano, reduzindo a quantidade de chuvas. Hoje, nas regiões Oeste e Norte, o sol aparece com poucas nuvens; já no Leste e Sul, o tempo permanece nublado e com breves pancadas de chuva ao longo do dia. O clima permanece assim até sexta-feira, quando nova frente fria chega ao Paraná e atinge com mais intensidade o Sul e o Oeste do estado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora