As temperaturas geladas registradas nos últimos dias fizeram com que a prefeitura de Curitiba adiantasse o início da Operação Inverno, na qual funcionários do serviço de Resgate Social prestam atendimento a moradores de rua.
Desde o começo desta semana, as atividades foram reforçadas em algumas unidades do serviço de resgate da capital, principalmente nas que ficam em regiões onde há maior concentração de pessoas que vivem nas ruas. O trabalho das equipes acontece entre as 19 horas e 1 hora, horário que poderá ser ampliado conforme a demanda de atendimentos.
A Operação Inverno, que ocorre em paralelo com a campanha Doe Calor, também amplia o número de vagas em abrigos. De acordo com a Fundação de Ação Social (FAS), para esta época foram abertos mais 470 leitos próprios e conveniados, subindo de 780 para 1.250 o número de leitos disponíveis. Segundo o órgão, as vagas fixas estão quase sempre preenchidas em virtude da chegada do frio, quando a procura aumenta. Fora o pernoite, são servidas refeições de jantar e café da manhã.
A prefeitura ressalta que, apesar da intensificação no trabalho de sensibilização das pessoas em situação de rua, nenhuma pessoa abordada é obrigada ou coagida a aceitar o atendimento. Os trabalhos intensificados devem durar até a próxima semana.