• Carregando...

Os 377 animais da Fazenda experimental do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e da vizinha Pedra Preta, em Maringá (Noroeste do PR), com suspeita de febre aftosa, começaram a ser sacrificados a tiros por três policiais militares por volta de 9h10 da manhã desta quarta-feira.

A previsão da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) é que até o fim do dia todos os animais já estejam enterrados. Além disso, está previsto a coleta de material para necropsia nos animais. As vísceras de seis animais (dois da Cesumar e quatro da Pedra Preta) irão de avião ainda nesta quarta-feira para um laboratório do Panaftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa) no Rio de Janeiro, onde será feita a análise. A necropsia foi uma exigência dos pecuaristas, uma vez que eles - assim como o governo do estado - contestam o foco da doença.

Segundo as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o local onde está sendo realizado o sacrifício ficará vazio por um período. Depois serão colocados bezerros sentinelas que serão acompanhados diariamente para verificar se ainda existe indício da doença.

Somente após o sacrifício do último dos 6.705 animais das sete fazendas com o foco é que começa a contagem de 180 dias para o Paraná recuperar o status de livre de febre aftosa com vacinação.

De acordo com o cronograma preliminar dos técnicos da Seab, na quinta-feira serão sacrificados os 84 animais da fazenda Flor do Café, em Bela Vista do Paraíso. Na sexta-feira é a vez da propriedade Santa Isabel, em Grandes Rios, onde existem 43 animais com suspeita da doença. No sábado e domingo está previsto o sacrifício das 1.795 cabeças da fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira. E somente na semana que vem acontece o sacrifício dos 1.903 animais das fazendas Alto Alegre e São Paulo (2.500 animais) no município de Loanda.

Veja em vídeo imagens aéreas do sacrifício em Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]