Um gari morreu após ser atropelado na avenida São João, na região central de São Paulo, por volta da 0h30 desta terça-feira (16). O motorista fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima.
O segurança Daniel dos Santos Paixão, 23, que trabalha em um condomínio ao lado do local do acidente, disse que ouviu o barulho de uma batida e viu pela porta de vidro do prédio um carro fugindo em alta velocidade.
Paixão abriu a porta da garagem do prédio e foi tentar ajudar o gari que estava caído no chão, sangrando muito e tentando respirar. Ele reclama que ligou para o Samu (Serviço Médico de Urgência) para pedir socorro, mas que a atendente ficou aproximadamente 20 minutos fazendo perguntas.
“Eu desliguei e chamei o resgate dos bombeiros que chegou dois minutos depois, mas ele já estava morto”, explica Paixão.
Com o impacto da batida, o carrinho da vítima acabou atingindo outro gari que estava próximo. Ele também caiu no chão, mas logo se levantou atordoado. “O rapaz ficou tão transtornado que se levantou e voltou a varrer a rua, mas eu falei para ele ficar sentado esperando o socorro”, disse Paixão.
Segundo o segurança, a equipe do Samu chegou dez minutos depois dos bombeiros e levou o gari ferido à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Após o acidente, vários garis que trabalham na região se aglomeraram próximo ao local. O gari Gilvan de Sousa Oliveira, 49, falou que o colega morto era aposentado, mas que trabalhava na empresa há pouco mais de três anos.
“Era uma pessoa muito querida, muito servidor e brincava muito com a gente. Ele nunca faltou no trabalho”, lembra o gari Oliveira.
A Polícia Civil deve pedir imagens de câmeras de segurança da região para tentar identificar o autor do atropelamento.
Segundo a Polícia Militar e a CET (Central de Engenharia de Tráfego), a câmera mais próxima ao local do acidente é a do DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania). Mas também há câmeras da GCM (Guarda Civil Municipal) nas esquinas da avenida São João com as ruas Duque de Caxias e General Osório.
Na semana passada, um motorista que dirigia em alta velocidade perdeu o controle do carro e atropelou outro gari na calçada da praça do Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. Ele ficou ferido gravemente e foi levado a um hospital da região.
“Este motorista não fugiu do local, porque não conseguiu”, afirma Oliveira.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora