De acordo com a prefeitura, o granizo destruiu telhados de várias casas tanto na região urbana quanto na zona rural do município| Foto: Rádio Ampere

Cinco dias após a cidade de Ampére, no Sudoeste do Paraná, decretar emergência, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação no município nesta quarta-feira (12), em publicação do Diário Oficial da União. Valores de possíveis repasses emergenciais devem ser anunciados nos próximos dias.

CARREGANDO :)

No último dia 6, um forte temporal de granizo trouxe vários prejuízos para a cidade de 17 mil habitantes, deixando 2 mil casas danificadas e afetando seis mil pessoas, de acordo com boletim da Defesa Civil do Paraná. O município estima que os prejuízos a casas, prédios públicos, escolas, postos de saúde e produção agrícola totalizam R$ 6 milhões.

Segundo a prefeitura de Ampére, o plano de trabalho foi enviado na segunda-feira (10) à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). A assessoria da prefeitura afirmou ainda não ter conhecimento de quando poderá ocorrer a liberação dos recursos.

Publicidade

Com os possíveis repasses, a prefeitura espera auxiliar os produtores de uvas, que perderam todo o cultivo dos 15 hectares de terras, que iriam produzir 150 toneladas do produto, além de reconstruir 750 casas, três postos de saúde, sete instituições de ensino e seis locais públicos de uso comunitários.

Representantes do Ministério não foram localizados até as 18h10 desta quarta para comentar o caso.