Cinco dias após a cidade de Ampére, no Sudoeste do Paraná, decretar emergência, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação no município nesta quarta-feira (12), em publicação do Diário Oficial da União. Valores de possíveis repasses emergenciais devem ser anunciados nos próximos dias.
No último dia 6, um forte temporal de granizo trouxe vários prejuízos para a cidade de 17 mil habitantes, deixando 2 mil casas danificadas e afetando seis mil pessoas, de acordo com boletim da Defesa Civil do Paraná. O município estima que os prejuízos a casas, prédios públicos, escolas, postos de saúde e produção agrícola totalizam R$ 6 milhões.
Segundo a prefeitura de Ampére, o plano de trabalho foi enviado na segunda-feira (10) à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). A assessoria da prefeitura afirmou ainda não ter conhecimento de quando poderá ocorrer a liberação dos recursos.
Com os possíveis repasses, a prefeitura espera auxiliar os produtores de uvas, que perderam todo o cultivo dos 15 hectares de terras, que iriam produzir 150 toneladas do produto, além de reconstruir 750 casas, três postos de saúde, sete instituições de ensino e seis locais públicos de uso comunitários.
Representantes do Ministério não foram localizados até as 18h10 desta quarta para comentar o caso.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora