Uma situação inusitada deixou uma família sem dormir na madrugada desta quarta-feira (22), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Com fortes dores na barriga, uma jovem de 21 anos acordou durante a noite e percebeu que estava em trabalho de parto. Ela não sabia que estava grávida.

CARREGANDO :)

Ela chegou a chamar o socorro e rapidamente uma equipe foi até a sua casa, que fica no bairro Guaraituba. Quando os socorristas chegaram, a moça já estava com a criança, uma menina, nos braços.

Os socorristas terminaram os procedimentos do parto e prestaram todo o auxilio necessário à menina e a mãe. Por causa do frio de 10ºC que fez na madrugada, a criança foi aquecida em uma manta térmica e um cobertor. Logo depois, chegaram os familiares da moça que ficaram sabendo do que havia acontecido.

Publicidade

As duas foram encaminhadas ao Hospital Maternidade Alto Maracanã e passam bem. A moça, que nem mesmo imaginava que estava grávida, contou aos socorristas que já tem dois filhos.

Alerta

O que aconteceu com a moça em Colombo colocou em discussão se é ou não possível uma mulher estar grávida e não saber. Segundo Carlos Afonso Maestri, ginecologista e obstetra do Hospital Nossa Senhora das Graças, é difícil, mas não impossível. “Acontece mais vezes do que imaginamos”, diz.

O médico explica que existem casos em que as mulheres não percebem sequer que a menstruação está atrasada. Mas também existem outros em que a mulher tem alguns episódios de sangramento e acredita estar tudo bem. “É uma falsa menstruação. A mulher acredita que está tudo normal, mas na verdade está grávida e o sangue que sai é uma ameaça de aborto. Neste caso, é preciso ficar muito atento”, explica.

Segundo Maestri, até o quinto mês de gestação é comum que algumas mulheres não percebam que estão grávidas. “Isso varia de mulher para mulher, mas quando chega ao quinto mês e quanto mais se aproxima do sétimo, elas reparam, principalmente porque o bebê começa a chutar e é impossível não sentir que algo diferente está acontecendo”.

Existem outros casos, mais raros, mas também possíveis, de negação. “A mulher não quer acreditar que está grávida. Ela acha que esta engordando por problemas endocrinológicos, acredita que a barriga se mexe por ser algum problema de digestão e entra em trabalho de parto”, conta.

Publicidade