A Justiça determinou a desocupação de uma área particular invadida por cerca de 350 famílias em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba (RMC). A liminar que atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MP-PR) foi concedida na quarta-feira (10) e divulgada nesta sexta-feira (12).
Está é a segunda vez que a reintegração de posse é determinada judicialmente. No último dia 20 de outubro, a Justiça de Piraquara já havia emitido uma liminar favorável a um dos proprietários dos seis lotes invadidos no dia 8 de outubro.
A diferença entre as duas decisões está na abrangência. A liminar do mês passado previu a retirada de cerca de 50 famílias localizadas apenas no lote número 30 e multa diária de R$ 50 para cada invasor, caso a decisão não seja efetivada. A nova liminar determina a desocupação de toda a área.
O MP argumenta que a ocupação irregular vem causando graves danos ao meio ambiente já que o terreno, localizado no bairro Guarituba, é uma área de preservação ambiental onde existem mananciais que abastecem parte de Curitiba e região.
Desde que a primeira liminar foi concedida, a ordem de reintegração de posse não foi cumprida, o que incentivou o aumento do número de invasores no local. A Prefeitura de Piraquara alega que a retirada das famílias não pode ocorrer, enquanto não houver a autorização da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-PR). No último dia 5 de novembro, policiais militares do 17º Batalhão estiveram no bairro para pedir a saída pacífica dos ocupantes, mas não tiveram sucesso. Nesta sexta, a Sesp informou que ainda não estabeleceu um prazo para cumprir a decisão da Justiça
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora