A Justiça de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, concedeu no final da tarde de quarta-feira (11) liberdade a Douglas Carlos Moura Cândido, que confessou ter matado uma professora por R$ 1 mil em dezembro do ano passado. O pagamento teria sido feito pelo ex-marido da vítima. A polícia disse que segue no caso e tentará reunir provas para reverter a decisão.
A professora de Educação Física Sílvia Regin da Silvafoi baleada no dia 11 de dezembro por Cândido e um comparsa, Francisco Mariano da Silva Júnior. Segundo testemunhas, eles pararam na frente da Escola Municipal Antônio Prado e um deles, de capacete amarelo, entrou na escola e bebeu água no bebedouro. No pátio, ele atirou na professora Sílvia sob os olhares dos alunos, todos entre 9 e 10 anos de idade. Ela morreu no local.
A dupla foi detida no dia 23 de janeiro deste ano. Cândido declarou ser o autor dos disparos. Silva disse que pilotava a moto. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado (motivo fútil).
Júnior respondeu o crime como adolescente - ele completou 18 anos, a maioridade penal, no dia 17 de janeiro, 38 dias depois da morte de Sílvia. Desde então, de acordo com a Delegacia de Almirante Tamandaré, Júnior recebe medidas socioeducativas em um educandário.
"O caso não está encerrado. Vamos tentar reunir mais provas contra ambos. Nosso intuito é por eles na cadeia, haja vista que foi um crime bárbaro", comentou o superintendente Marco Aurélio Furtado. O policial estima que o fato de testemunhas consideradas importantes não terem comparecido em juízo contribuiu para a decisão da Justiça.
Questão de honra
Sobre o mandante do crime, o ex-marido da vítima, Daniel Ângelo da Silva, Furtado se diz empenhado na investigação. "É uma questão de honra para nós e para a Secretaria de Segurança Pública [prender Daniel]", afirma Furtado.
Daniel chegou a ser preso no dia 15 de dezembro de 2008. No dia 13 de janeiro, no entanto, a validade da prisão expirou e não foi renovada pela Justiça.
O suspeito está foragido desde então.
- Suspeito de matar professora diante de alunos é liberado
- Assassino de professora era adolescente na época do crime
- Decretada prisão preventiva de ex-marido de professora assassinada
- Assassinos de professora receberam R$ 1 mil por crime
- Preso ex-marido de professora assassinada em pátio de escola
- Professora morta em pátio de escola é enterrada
- Professora é assassinada dentro de escola em Almirante Tamandaré
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora