A limpeza dos estragos causados pelas chuvas que caíram em Curitiba no fim de semana deve durar pelo menos até quarta-feira (6), segundo a prefeitura. Vinte e oito equipes e dez retroescavadeiras atuam na remoção de galhos e árvores que se partiram com o temporal e obstruíram ruas e calçadas. Além disso, está sendo feito um trabalho de recuperação e drenagem de tubulações e canais que foram afetados pela chuva. No bairro Boa Vista, pelo menos três pontes que dão acesso a casas foram destruídas.
A prefeitura informou que ainda não tem um balanço com a quantidade de restos de árvores retirados das ruas e a de quantos pontos nas tubulações e canais foram danificados. Um relatório deve ser divulgado nesta terça-feira (5).
Vegetal
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria de obras, responsável pela limpeza, os bairros que registraram mais ocorrências de quedas de árvores foram o Hauer, Boqueirão, Cajuru e Jardim das Américas. Nesta segunda-feira (4), as equipes recolheram árvores e galhos que caíram no chão.
Mesmo com a remoção, as árvores ainda exigem uma atenção especial das equipes de limpeza. As copas de muitas dessas árvores foram quebradas e ainda podem cair. Para evitar acidentes, será feita uma verificação nos locais que registraram quedas.
A orientação é para que as pessoas que passarem por ruas com muitas árvores observem se há galhos suspensos, especialmente no caso de estacionarem os carros. Segundo a prefeitura, o maior número de casos dessa ocorrência está no Hauer.
Drenagem e tubulação
Segundo a prefeitura, as equipes de limpeza estão recolhendo bastante lixo dos rios Bacacheri Mirim, Belém e Barigui, mas não houve muitos casos de rompimento nas tubulações e a quantidade de lixo acumulado é inferior a de outras ocasiões. O bairro que registrou mais problemas nesse setor foi o Boa Vista, onde três pontes que são acesso a casas caíram e houve rompimento de galerias no Rio Belém.
Três pontes que dão acesso a casas na Rua Diógenes Brasil Lobato, na Boa Vista, foram arrancadas e destruíram galerias do Rio Bacacheri Mirim. Segundo a prefeitura, além de prejudicar o acesso dos moradores e a necessidade da reconstrução das estruturas, é preciso retirá-las de dentro do rio, porque afetaram obras de drenagem e tubulação. Não há prazo para as obras de reconstrução.
Outros pontos tiveram rompimento na galeria do Rio Belém, no Boa Vista, como na Rua Santo Celestino Coleto. Há registro de um caso em que a própria galeria foi arrastada. Também serão refeitas obras nas ruas Ângelo Zeni e Carlos Pioli, no Bom Retiro.
Alto índice
As chuvas que caíram na região de Curitiba no fim de semana foram equivalentes a quase 45% (44,8%) da média histórica do mês de abril para a cidade. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a média varia entre 75 e 100 milímetros no mês de abril e apenas entre sexta-feira (1º.) e domingo (3) choveu 44,8 milímetros.
O temporal se concentrou na sexta-feira, quando a precipitação foi de 30,8 milímetros. Desse índice, 24 caíram em 15 minutos. A chuva de sábado foi de 13,8 milímetros e a de domingo foi de 0,2.
?A média do mês varia entre 75 e 100 milímetros. Nesse abril o índice pode chegar até a 125 milímetros?, afirmou o meteorologista Lisandro Jacobsen, do Instituto Tecnológico Simepar.
Temporal
O temporal da tarde de sábado (2) causou estragos em 18 bairros de Curitiba e quatro municípios da região metropolitana (RMC), segundo informações repassadas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros no domingo (3). Por causa dos prejuízos, moradores do Boa Vista -um dos mais atingidos pela chuva - fizeram protestos em sete pontos do bairro no domingo. Eles queimaram pneus e móveis contra a falta de ação do poder público no bairro.
A chuva causou também a morte de um idoso em Curitiba. Ele foi arrastado pela correnteza ao atravessar a Rua Mateus Leme no sábado e morreu afogado.
Ainda havia rescaldos do temporal de sexta-feira (1º) na tarde de domingo. O fornecimento de energia elétrica para 254 domicílios só foi totalmente normalizado por volta das 18 horas.
Veja um vídeo da chuva no Pinheirinho
Confira imagens das chuvas em Curitiba
- Em três dias, Curitiba registra 45% da média histórica de chuvas para abril
- Chuva causa estragos em 18 bairros de Curitiba; moradores do Boa Vista protestam
- Chuva provoca uma morte e causa prejuízos em bairros de Curitiba e região
- Moradores do Hauer contabilizam estragos provocados pela chuva
- Chuva forte provoca quedas de árvores e destelhamentos em Curitiba e RMC
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião