A Secretaria Estadual de Educação (Seed) divulgou nesta segunda-feira (22) que a maioria das 2.149 escolas do Paraná já enviou aos núcleos regionais o calendário escolar com a reposição dos dias perdidos durante as greves de professores e funcionários. No total, 49 dias letivos precisarão ser repostos para que sejam cumpridas 800 horas/aula e 200 dias letivos. O cumprimento dessa recomendação foi um dos pontos do acordo entre APP-Sindicato e Seed para o fim da greve.
A orientação da pasta é que pode haver aulas aos sábados e em recessos, mas deve ser respeitado o período de férias em janeiro. A estimativa é de que metade das escolas precise estender o ano letivo de 2015 até março de 2016. As demais conseguiriam, ainda segundo a Seed, fechar o ano letivo até dezembro deste ano.
Em nota divulgada nesta segunda, a Seed informou que até a “última sexta-feira (19), a maioria das escolas já havia encaminhado seus calendários.” O documento cita que “os Núcleos Regionais de Educação têm autonomia para homologar os calendários escolares.” A pasta diz que acompanha a elaboração e aprovação dos calendários e que caso seja necessário poderá solicitar as correções e adaptações necessárias. “Para que sejam marcadas aulas de reposição aos sábados, é necessário que haja a disponibilidade de transporte escolar”, exemplifica a secretaria.
- PR destaca agora salários de docentes de universidades
- MEC libera resultado da primeira chamada do ProUni do 2º semestre
- Conselho de Graduação da USP aprova entrada pelo uso do Enem
- Produtora contratada pelo MEC para a TV Escola demite 60 e muda de sede
- Municípios terão aplicativo para coletar dados sobre crianças fora da escola
- Custeio do transporte escolar continua indefinido