Mais dois casos da gripe A H1N1 foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nesta terça-feira (23). Um se trata de uma mulher da região de Toledo, que também retornou de viagem da Argentina, no dia 10 de junho, segundo o 24º Boletim Epidemiológico da SESA. O outro caso é de um homem da região de Pato Branco, que retornou do Paraguai no dia 12 de junho As pessoas próximas dos pacientes também estão sendo monitorados.
Outras dezesseis novas situações são suspeitas e cinco estão sendo monitoradas. Foram registrados na região de Curitiba (9), Londrina (1), Foz do Iguaçu (8), Cascavel (1), Irati (1) e Pato Branco (1). Ao todo 27 casos são suspeitos em todo estado, nove estão em monitoramento e 82 foram descartados.
Apesar da SESA afirmar que há apenas um caso suspeito em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que quatro casos estão sendo acompanhados na cidade.
Quem retornou de viagens ao exterior, ou teve contato com pessoas que viajaram, e apresentou sintomas como febre, tosse e dor no corpo no prazo de dez dias deve procurar um posto de saúde com urgência.
Nova gripe na fronteira
Cinco pacientes que foram contaminados com a gripe A H1N1 dois na região de Curitiba, um na região de Foz do Iguaçu, outro na região de Toledo e um em Pato Branco pegaram a doença na Argentina e no Paraguai. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçará o controle e a prevenção da nova gripe na região da fronteira, segundo o telejornal Paraná TV. O ministro da Saúde José Gomes Temporão, recomendou hoje que os brasileiros evitem, caso possível, as viagens para a Argentina e para o Chile.
Em Foz do Iguaçu, a partir de agora, todas as pessoas que chegam do exterior tanto brasileiros quanto estrangeiros terão que preencher a Declaração de Saúde do Viajante, na qual informarão onde estiveram e como entraram no país. Também terão que responder se tiveram algum sintoma da nova gripe nos últimos dez dias e onde ficarão nos próximos 14 dias, pois se um novo caso da doença for confirmado no país, as autoridades sanitárias poderão localizar e avisar as pessoas que viajaram com o paciente infectado. Ainda não foi definido como ficará a situação de quem entra de moto, carro ou a pé no país por Foz do Iguaçu.
- Menor do RS com suspeita de nova gripe está na UTI
- Temporão também recomenda adiar viagens para o Chile e Argentina
- Vale coloca 90 funcionários em quarentena por precaução
- Universidade paulista suspende aulas após duas confirmações de gripe suína
- Anvisa vai reforçar controle de passageiros vindos do Mercosul
- Gripe: após SP e MG, RS tem aula suspensa em escola
- Três escolas de São Paulo antecipam férias por causa da nova gripe
PF prende Braga Netto por ordem do STF
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
De comandante a detido no Comando Militar do Leste: a trajetória de Braga Netto
“Plano B” de Eduardo expõe ruídos da direita em manter Bolsonaro como único candidato para 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora