Os deputados que defendem a proposta de limitar ao procurador-geral de Justiça o direito de abrir inquéritos contra membros do alto escalão do poder público estudam uma manobra para tentar escapar do risco de questionamento judicial do projeto, que ainda está sendo elaborado. A estratégia é esperar o Ministério Público do Paraná (MP) enviar uma mensagem para aprovação na Assembléia Legislativa e pegar carona no projeto apresentando uma emenda que limita os poderes do próprio órgão.
A emenda proibiria os promotores de abrir processos judiciais contra deputados, secretários, vice-governador, conselheiros do Tribunal de Contas, promotores, procuradores, juízes e desembargadores. A atribuição ficaria restrita ao procurador-geral de Justiça, indicado pelo governador.
A idéia é anexar a emenda a qualquer projeto que venha do MP e que comece a tramitar no Legislativo. É comum, por exemplo, que o Ministério Público encaminhe pedidos de autorização para readequação de cargos e salários ou dotação orçamentária. Como estaria amarrada ao texto original, aumentaria a chance de aprovação da emenda.
A mudança no texto, na avaliação dos parlamentares que defendem a idéia, eliminaria o principal questionamento jurídico que pode colocar em risco a aplicação da lei, que é o vício de origem. O argumento do Ministério Público é de que a apresentação do projeto não poderia partir da Assembléia Legislativa, mas da própria instituição.
Leia a reportagem completa no site da versão impressa do jornal Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora