Pelo menos 20 bairros da Região Metropolitana de Curitiba devem passar o fim de semana sem água. A maior parte, nas cidades de Pinhais e Campina Grande do Sul, é afetada por uma reparo de emergência realizado nesta sexta-feira (18) na Represa do Iraí. A obra chegou a afetar 70 bairros em seis cidades, inclusive Curitiba, mas a maioria já teve o abastecimento normalizado, segundo a Sanepar. Além disso, quatro bairros na cidade de São José dos Pinhais estão sem água neste sábado (19) devido ao alto consumo.
O problema começou após a pane em uma bomba na Estação de Tratamento do Iraí. O equipamento é responsável por levar a água, parada na represa, até as estações elevatórias mais próximas. Nestas estações há um novo bombeamento, para os próximos reservatórios, e assim sucessivamente, até todas as estações receberam água suficiente para abastecer a população em sua região.
LEIA MAIS: A lista de todos os bairros afetados pela falta de água
O problema na origem da fonte de água fez com que bairros de regiões diferentes fossem afetados. Em Curitiba, foram pelo menos 20 bairros, entre eles as regiões do Bairro Alto, Capão da Imbuia, Pilarzinho, Jardim Social, Boqueirão, Sítio Cercado e Ganchinho.
Segundo a Sanepar, o abastecimento ainda não foi normalizado no bairro Alphaville Graciosa, em Pinhais, e em outros 16 de Campina Grande do Sul, ambos na RMC. A previsão é de normalização na manhã deste domingo. No entanto, há registros de falta de água em bairros de Curitiba, como no bairro Capão da Imbuia.
A leitora Sônia Hutterer Teixeira conta que está sem água desde as 7 horas de sexta, e que recebeu retornos da Sanepar, sempre com prazo mais longo para o retorno do abastecimento. “Primeiro falaram que ia voltar às 21 horas da noite de ontem [sexta, 18], quando cheguei em casa tinha outra gravação dizendo que chegaria hoje [sábado, 19] às 8 horas da manhã. E agora avisarão que só vai voltar amanhã [domingo. 20]às 8 horas”, lamenta a leitora.
Em geral, há um período de carência entre o retorno do abastecimento, por parte da Sanepar, e a chegada da água às residências. Isto porque as caixas de água esvaziam, e leva um tempo até serem preenchidas novamente. Além disso, o consumo acentuado nas regiões mais baixas da cidade retarda o retorno às partes mais altas, devido à maior necessidade de bombeamento.
A Sanepar orienta os clientes a manterem caixas-d’água de, pelo menos, 500 litros. Além disso, o equipamento deve seguir as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A medida garante o abastecimento de água por 24 horas, em situações de emergência, segundo a empresa.
São José dos Pinhais
Quatro bairros de São José dos Pinhais também estão sem água neste sábado. No Guatupê, Ipê, Academia e Cristal, o alto consumo de água reduziu o nível do reservatório Guaraituba Redondo. A normalizção está prevista para a manhã deste domingo.
Campo Largo
Em Campo Largo, moradores já entram no terceiro dia seguido sem água, segundo leitores relataram à reportagem. O problema seria nos bairros Itaqui e Bela Vista. A Sanepar confirmou que há uma suspeita de vazamento na rede de distribuição que pode ter afetado as regiões mais altas destes dois bairros. Isto porque o vazamento reduz a pressão da rede, o que dificulta o bombeamento da água. Uma equipe da empresa trabalha na região para localizar o vazamento e o conserto será realizado “tão logo ele seja identificado”, segundo informou a companhia.
Bairros afetados
Confira os bairros que podem ter sido afetados pela manutenção de emergência na Represa do Iraí, realizada desde sexta-feira (18):
Curitiba
Bairro Alto, Tarumã, Atuba, Bacacheri, Capão da Imbuia, Abranches, Barreirinha, Boa Vista, São Lourenço, Pilarzinho, Taboão, Jardim Social, Santa Cândida, Alto Boqueirão, Boqueirão, Sítio Cercado, Xaxim, Ganchinho, Hauer e Pinheirinho.
Almirante Tamandaré
Lamenha Grande e Cachoeira.
Campina Grande do Sul
Chácara Olhos d’àgua, Mitra, Daher, Área Industrial, Santa Rosa, Strapassoni, Santa, João Paulo ll, Santa Angelina, Cacaiguera, Sede Campina Grande, Cohapar, Recanto Verde, Colina, Araçatuba e Diamante (problema persiste na cidade toda, neste sábado).
Colomb o
Guaraituba, Maracanã, Guarani, Monza, Rio Pequeno, São Gabriel, Atuba, Osasco, Campo Pequeno, Vila Zumbi, Mauá, Palmital e Roça Grande.
Pinhais
Centro, Maria Antonieta, Jardim Tropical, Planta Santa Catarina, Vila Nova, Holandês, Alves Correia, Jardim Havaí, Macanhan, Weissópolis, Sete Vilas, Vargem Grande 1 e 2, Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta, Estância Pinhais, Palmital 1 e 2, Esperança, Rural, Vila Amélia 1 e 2 e Alphaville Graciosa (segue sem água neste sábado).
Piraquara
Jardim Santa Mônica, Vila Dalila, Jardim Esmeralda, Jardim Primavera, Ipanema, Jardim Bom Jesus, Vila Izabel, Vila Marumby, Jardim Veneza, Jardim Mirte, Jardim das Laranjeiras, Vila Remo, Jardim Olinda, Jardim Santa Maria, Planta Rita de Cássia, Jardim dos Estados, Jardim Águas Claras, Vila Osternack, Guarituba, Vila Militar, Vila Macedo, Vila Susi, Planta Simone, Planta Cruzeiro, Vila Franca, Vila Fuck, São Cristovão, Vila Juliana, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Maria, Planta São Tiago, Vila Santa Helena, Planta Deodoro e Capoeira dos Dinos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora