A cidade de Maringá, no Noroeste do estado, irá realizar um mutirão neste sábado (29), com mais de 200 voluntários, para extinguir os focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. O trabalho será realizado em 10 bairros da região do Conjunto Branca Vieira, a partir das 8 horas até por volta das 17 horas.
A cidade encontra-se em estado de alerta. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Lira), encerrado na semana passada, indica que a média foi de 1% de infestação. O valor ficou 0,5% acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo o supervisor geral da Vigilância Ambiental, Arnaldo Lima Costa, cerca 50% dos focos foram encontrados em lixo sólido, principalmente em materiais recicláveis jogados em terrenos baldios ou abandonados sem proteção em quintais de residências ou pátios de empresas.
A região do Conjunto Branca Vieira foi escolhida para o mutirão por ter apresentado o maior índice de concentração de focos do mosquito durante o Lira, com a concentração de 2,3%, índice considerado elevado e que exige ações imediatas.
No sábado (29), os moradores devem auxiliar o trabalho dos agentes ambientais e voluntários envolvidos no mutirão. O morador que tiver entulho no quintal pode colocar na calçada ainda na manhã de sábado para ser recolhido. Além do Branca Vieira o trabalho vai cobrir os conjuntos Grajaú, Batel, Piatã, Novo Oásis, Campos Elíseos, Itaparica, Paulino, Champagnat e Residencial Tuiuti. "Quem mora em outros bairros deve manter o alerta contra as condições de proliferação do mosquito", apela Arnaldo Costa.
Além de Maringá, as cidades de Foz do Iguaçu, Paranavaí e Guaíra, também se encontram em estado de alerta contra a dengue.
Histórico
Em 2007, Maringá foi uma das cidades paranaenses que mais sofreu com a epidemia de dengue, com mais de 5.500 casos confirmados. Este ano, a cidade irá servir como laboratório de novas estratégias, desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, para atacar a doença.
Pelos índices de registro da Secretaria Municipal de Saúde, a doença está controlada em Maringá. De janeiro até 17 de novembro deste ano, foram 1.036 casos notificados e 55 confirmados, sendo que desde junho não existe confirmação de casos de dengue no município.