O tema da Expoingá 2013 é Semeando Sustentabilidade. Para fazer valer a ideia, um dos estandes do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro expõe ao público uma calculadora, exposta em um telão, que soma a emissão de carbono gerado no evento. O objetivo é calcular os danos ao meio ambiente para poder fazer a compensação com o plantio de árvores.
A iniciativa foi planejada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e idealizada pela empresa EcoAlternativa. Segundo o diretor da EcoAlternativa, o biólogo Wagner Severiano, é impossível fazer o cálculo fiel da emissão de gás instantaneamente, no entanto, a empresa utiliza os dados do ano passado como referência para atualizar o visor da calculadora de segundo a segundo e repassar ao público os números da maneira mais fiel possível.
Severiano explicou que todo o vegetal tem capacidade de absorver carbono, gerando, assim, oxigênio. "Temos uma metodologia final para calcular o número de árvores que deverão ser plantadas", disse. "Essa calculadora estava com zero quilo no início da Expoingá e o valor total contabilizado será apresentado à meia-noite de domingo (19)."
Os técnicos da EcoAlternativa sabem de maneira aproximada o valor final que será apresentado pela calculadora, mas a ideia é mostrar o número de forma interativa, em tempo real. "Não basta colocar essa calculadora aqui e não fazer nada. Plantaremos as árvores e faremos toda a manutenção da muda durante um ano, até ela se desenvolver sozinha."
A EcoAlternativa foi contratada pela SRM para introduzir a ideia da neutralização da emissão de gases, visando o atendimento à temática deste ano da feira. "Para desenvolver uma feira ecologicamente correta é preciso buscar ações sustentáveis, desde sua fase de planejamento, adotando medidas eficientes e soluções criativas, até a adoção de boas práticas individuais", disse, em nota, o presidente da SRM, Wilson de Matos Silva Filho.