Severiano já sabe o valor final aproximado, mas a ideia foi mostrar o número de forma interativa| Foto: William Kayser / Gazeta Maringá

Coleta

Além da calculadora, o estande também faz a coleta de três tipos de materiais: lâmpadas, óleo vegetal e banners. A SRM ainda tem diversos coletores espalhados pela feira para que o próprio público possa se desfazer de lixo eletrônico. "Tudo isso terá a destinação correta", comentou Wagner Severiano.

Os lixos da feira ainda são separados para que sejam reciclados ao final do evento. Segundo Severiano, dos oito tambores de lixo coletados em um dia, cinco são de materiais que podem ser reaproveitados. "Isso mostra que muita coisa pode ser usada de novo, e não descartada."

CARREGANDO :)

O tema da Expoingá 2013 é Semeando Sustentabilidade. Para fazer valer a ideia, um dos estandes do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro expõe ao público uma calculadora, exposta em um telão, que soma a emissão de carbono gerado no evento. O objetivo é calcular os danos ao meio ambiente para poder fazer a compensação com o plantio de árvores.

Publicidade

A iniciativa foi planejada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e idealizada pela empresa EcoAlternativa. Segundo o diretor da EcoAlternativa, o biólogo Wagner Severiano, é impossível fazer o cálculo fiel da emissão de gás instantaneamente, no entanto, a empresa utiliza os dados do ano passado como referência para atualizar o visor da calculadora de segundo a segundo e repassar ao público os números da maneira mais fiel possível.

Severiano explicou que todo o vegetal tem capacidade de absorver carbono, gerando, assim, oxigênio. "Temos uma metodologia final para calcular o número de árvores que deverão ser plantadas", disse. "Essa calculadora estava com zero quilo no início da Expoingá e o valor total contabilizado será apresentado à meia-noite de domingo (19)."

Os técnicos da EcoAlternativa sabem de maneira aproximada o valor final que será apresentado pela calculadora, mas a ideia é mostrar o número de forma interativa, em tempo real. "Não basta colocar essa calculadora aqui e não fazer nada. Plantaremos as árvores e faremos toda a manutenção da muda durante um ano, até ela se desenvolver sozinha."

A EcoAlternativa foi contratada pela SRM para introduzir a ideia da neutralização da emissão de gases, visando o atendimento à temática deste ano da feira. "Para desenvolver uma feira ecologicamente correta é preciso buscar ações sustentáveis, desde sua fase de planejamento, adotando medidas eficientes e soluções criativas, até a adoção de boas práticas individuais", disse, em nota, o presidente da SRM, Wilson de Matos Silva Filho.