Catracas foram instaladas no Cemitério Municipal
Quem for ao Cemitério Municipal de Maringá neste sábado (2) terá de passar obrigatoriamente por catracas. Os equipamentos foram instalados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos para registrar o número exato de visitantes durante o feriado.
De acordo com o gerente do cemitério, Nailor da Silva, a média de público calculada nos últimos anos é de aproximadamente 300 mil pessoas. Porém, nunca foi feita uma contagem exata. "O cemitério está passando por um período de reformulação e precisamos de dados para adequar a estrutura física."
Para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção há acesso especial para evitar as catracas - estas pessoas serão contadas manualmente. Também estão disponíveis veículos especiais para esses visitantes.
Neste sábado (2), Dia de Finados, grande parte do comércio fica fechado em Maringá. De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), as lojas de rua e os supermercados não terão expediente.
Os shoppings da cidade também não abrem neste sábado (2). Já as praças de alimentação, os cinemas e as áreas de lazer dos shoppings Avenida Center, Catuaí Maringá, Maringá Park e Cidade funcionam a partir do meio-dia.
Na área da Saúde, o Hospital Municipal ficará de plantão durante o feriado, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte e Zona Sul. O Samu atenderá emergências 24 horas, pelo telefone 192.
Os setores operacionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos funcionam normalmente.
O transporte coletivo segue a tabela de domingos e feriados, com veículos extras para o Cemitério Municipal.
Comércio ambulante
O comércio ambulante nas proximidades do Cemitério Municipal foi liberado na sexta-feira (1°) e permanece neste sábado (2) apenas em locais autorizados pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.
As áreas liberadas para o serviço dos ambulantes são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (ao lado do Cemitério); a Rua Vereador Primo Monteschio (no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos); e toda a extensão da Rua Mem de Sá, respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3.
Não será permitido o comércio ambulante em frente à Praça Elevada e na área interna do Cemitério Municipal.
Serviço
As famílias que queiram localizar túmulos podem procurar na administração do cemitério ou na seção de Serviços Online no site da Prefeitura de Maringá. É preciso informar o nome completo e, se possível, a data de falecimento.
Dois dias após cirurgia, Lula passa por novo procedimento para evitar hemorragia cerebral
Lula não deveria tentar a reeleição em 2026, diz maioria em pesquisa
O futuro nebuloso da Síria e do Oriente Médio
B3 tem penúltimo leilão de concessão de rodovias do ano com previsão de R$ 16 bi em investimentos