As 20 melhores empresas para se trabalhar no Paraná
1º - Gazin Douradina
2º - Pormade União da Vitória
3º - Volvo Curitiba
4º - Ecovia São José dos Pinhais
5º - Novozymes - Araucária
6º - GVT Curitiba
7º - Ecocataratas Cascavel
8º - Moinho Globo Sertanópolis
9º - Boticário São José dos Pinhais
10º - DB1 Maringá
11º - HSBC software Curitiba
12º - Rivesa Maringá
13º - Apetit Londrina
14º - HSBC Brasil Curitiba
15º - Kraft Curitiba
16º - Cia Atlhetica Curitiba
17º - ALL Curitiba
18º - Embracon Curitiba
19º - Aquário Maringá
20º - Heads - Curitiba
A Gazin, com sede em Douradina, no Noroeste do Estado, foi considerada a melhor empresa para se trabalhar no Paraná, segundo levantamento feito pelo Great Place To Work, divulgado nesta quinta-feira (24). No ranking, que contempla outras 19 empresas paranaenses, há, ainda, outras três de Maringá: DB1 Informática (décima colocada); Rivesa (12ª); e Aquário (19ª).
A Gazin, que trabalha com móveis e colchões, lidera o ranking deste ano. Localizada em Douradina, no Noroeste, a empresa emprega 1,2 mil dos quase 7 mil habitantes do município. Mario Valério Gazin, um dos fundadores do grupo, é o atual presidente e considerado pelos funcionários como um pai. "Ele não sabe o nome de todos nós, mas lembra há quanto tempo cada um está na empresa, como começou, conhece a família", conta Daniela Torres, 30 anos, 14 deles como funcionária da Gazin.
Plano de saúde, plano odontológico, atendimento psicológico, academias de ginástica, subsídio para graduação ou pós-graduação, cursos de línguas e plano de aposentadoria são alguns dos benefícios oferecidos aos funcionários e também estendidos à família deles. Além dos 1,2 mil funcionários em Douradina, a empresa tem mais 3,5 mil colaboradores em unidades espalhadas pelo Paraná e também por mais dez estados por todo o Brasil.
O décimo lugar no ranking é a DB1 Informática, empresa fundada em Maringá há 11 anos e que está prestes a se tornar uma multinacional, com uma nova fábrica na Índia, prevista ainda para este ano. Trabalhando com softwares e projetos em tecnologia, a empresa aproveita o aquecimento do mercado para inovar e se expandir. A maioria dos cerca de 70 funcionários são homens de até 34 anos. Segundo o diretor-presidente, Ilson Rezende, "é uma geração mais solta, conectada e que consegue ficar antenada por mais tempo. É preciso desenvolver esse potencial para melhorar a cada ano.", disse.
A Rivesa, 12ª melhor empresa para trabalhar no Paraná, revendedora Volvo do Brasil em Maringá, tem como diferencial o compreensão dos trabalhadores quanto à missão e ideologia da empresa. Há por todo grupo um mapa de diretrizes fundamentais, além de indicadores mensais, visão e valores ao alcance dos 127 funcionários.
Já a Aquário, indústria do segmento de telecomunicações também de Maringá, ficou na posição 19. Douglas Sendeski, diretor-presidente, explica o sucesso pelo cuidado com os funcionários que nela trabalham. "As pessoas que trabalham aqui sentem que não é apenas o resultado numérico que importa, e, sim, as pessoas, porque considero a Aquário uma empresa muito humana, com os números como consequência. Passamos a maior parte do tempo trabalhando. Ficamos mais tempo aqui do que na nossa casa, então tem de ser um ambiente bacana, com uma boa equipe."
A seleção das 20 melhores empresas para se trabalhar no Paraná foi feita nos meses de setembro e outubro pelo Instituto Great Place to Work, que há 15 anos faz um ranking nacional com as cem melhores do País. Neste ano, foram 92 empresas inscritas, 33 a mais que em 2010. Isto gerou uma renovação na listagem. A opinião dos funcionários é muito importante na avaliação das instituições: 67% da nota final vêm das respostas dadas por eles.